
O presidente do Partido Verde e da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), José Luiz Penna, emitiu nota em apoio ao presidente Lula e contra o “absurdo ataque contra o Brasil levado a cabo pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump”.
“Trata-se de um brutal atentado contra a nossa soberania”, diz Penna na nota. Diz ainda que “Trump baseia suas ameaças em mentiras”.
Leia a nota na íntegra:
Em defesa da soberania nacional e do processo democrático brasileiro
Em nome do Partido Verde e da Federação Brasil da Esperança, expressamos nossa irrestrita solidariedade ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do absurdo ataque contra o Brasil levado a cabo pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Trata-se de um brutal atentado contra a nossa soberania, uma tentativa de solapar o processo democrático brasileiro e de asfixiar nossa economia com tarifas abusivas, prejudicando empresas, trabalhadores e a sociedade como um todo.
Trump baseia suas ameaças em mentiras. Ao contrário do que afirmou, o Brasil tem déficit comercial com os Estados Unidos. E o processo judicial movido pela Justiça brasileira contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, em vez de configurar qualquer tipo de perseguição política ou “caça às bruxas”, como ele afirmou, ocorre dentro das estritas regras do Estado Democrático de Direito.
Confiamos que o governo brasileiro, por meio do Itamaraty e dos ministérios da Indústria, Comércio e Serviços e da Agricultura e Pecuária, saberá conduzir, com equilíbrio e firmeza, uma solução para nos tirar dessa situação surrealista em que nos meteu o tresloucado presidente dos Estados Unidos.
Reiteramos, portanto, nosso compromisso com a soberania nacional, com a democracia e com a paz nas relações internacionais.
José Luiz Penna
Presidente do Partido Verde e da Federação Brasil da Esperança