
Sociedade civil se manifesta contra ataques de Trump às instituições e aos interesses econômicos e sociais do Brasil
Juristas, lideranças sindicais e diversas entidades e representantes da sociedade civil irão realizar na próxima sexta-feira (25) um ato em defesa da Soberania Nacional, em resposta a tentativa do presidente dos EUA, Donald Trump, de interferir em questões internas do Brasil, chantageando com tarifas de 50% a produtos brasileiros. O ato será no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da USP, em São Paulo.

Leia, a seguir, a convocação do ato de lançamento da Carta em Defesa da Soberania Nacional.
A soberania é o poder que um povo tem sobre si mesmo. Há mais de dois séculos o Brasil se tornou independente e governa o seu próprio destino. Como nação, expressamos nossa soberania democraticamente e apenas nos subordinamos à lei e à Constituição.
Neste grave momento, em que nossa soberania está sendo atacada de maneira vil e indecorosa, a sociedade civil, mais uma vez, se mobiliza na defesa da cidadania, das instituições constitucionais e dos interesses econômicos e sociais da Nação.
Convocamos todos brasileiros e brasileiras para o Ato de Lançamento da Carta em Defesa da Soberania Nacional, que será lida no dia 25 de julho de 2025, sexta-feira, às 11 horas da manhã, no Salão Nobre da histórica Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
COMPAREÇAM
COMITÊ DE DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL