“Ninguém acredita na desistência dele”, diz aliado, expondo a farsa de Tarcísio

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Foto: Agência Brasil)

Ele é dissimulado. Governador de São Paulo espalha que o presidente Lula caminha para vencer em 2026 para se dar bem

O governador bolsonarista de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem dito a aliados que o presidente Lula (PT) “dificilmente será derrotado” e que a reeleição está “na mão”.

As declarações foram feitas em conversas reservadas após a divulgação da pesquisa Quaest, na quarta-feira (8), segundo a colunista Bela Megale, de O Globo.

O levantamento mostrou que, apesar da queda de 16 pontos na diferença entre aprovação e reprovação em 5 meses, Lula segue na liderança: tem 39% das intenções de voto no primeiro turno, contra 18% de Tarcísio. Em eventual segundo turno, o petista mantém vantagem de 12 pontos sobre o governador.

De acordo com interlocutores, Tarcísio avalia que, dependendo do candidato da direita, Lula pode vencer no primeiro turno.

DISCURSO NEOLIBERAL

Nos bastidores, Tarcísio pondera que o presidente tende a chegar a 2026 com grande passivo fiscal, reflexo do aumento dos gastos públicos e das dificuldades para equilibrar o orçamento.

O que Tarcísio chama de “gasto público” é a agenda social do governo para os mais pobres. Para os trabalhadores, é “gasto público” para os mais afortunados é “investimento”, segundo o pensamento neoliberal.

Essa análise foi feita após o governador liderar a articulação contra a medida provisória que substituía o aumento do IOF e previa elevação de tributos. A manobra, que resultou na derrubada da MP, frustrou o plano do governo de reforçar a arrecadação.

CETICISMO NO CENTRÃO

Líderes do Centrão receberam as declarações de Tarcísio com cautela. Avaliam que ele tenta reduzir o protagonismo nacional e reforçar a imagem de gestor técnico, ao mesmo tempo em que nega interesse no Planalto.

Parlamentares e dirigentes partidários, porém, veem na atuação contra a MP sinal de que o governador ainda mantém o radar no Planalto para 2026. “Ninguém acredita totalmente na desistência dele”, resumiu aliado.

VEJA OS NÚMEROS DA QUAEST

Lula segue na liderança das intenções de voto para 2026 e venceria todos os adversários em eventual segundo turno, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (8).

Mesmo inelegível, Jair Bolsonaro (PL) ainda é testado como referência do campo bolsonarista — e Lula venceria o ex-presidente por 10 pontos percentuais:

·        Lula 46% x 36% Bolsonaro — brancos/nulos: 16%; indecisos: 2%.

TARCÍSIO E MICHELLE NÃO EMPOLGAM

Em cenário contra o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula ampliou a vantagem em relação ao mês anterior:

·        Lula 45% x 33% Tarcísio, diferença de 12 pontos — era 8 em setembro.

Com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o petista ainda lidera, embora tenha visto a distância cair:

·        Lula 46% x 34% Michelle, queda de 15 para 12 pontos.

CIRO É QUEM MAIS SE APROXIMA

O adversário mais competitivo seria Ciro Gomes (PDT), que reduziria a diferença para 9 pontos. O cenário mais favorável a Lula é contra o governador gaúcho Eduardo Leite (PSD), em que o petista teria 23 pontos de vantagem.

PRIMEIRO TURNO: LULA ISOLADO NA FRENTE

A pesquisa também simulou o primeiro turno com diferentes nomes bolsonaristas. Em todos, Lula lidera com folga.

Com Jair Bolsonaro na disputa:

·                     Lula (PT): 35%

·                     Bolsonaro (PL): 26%

·                     Ratinho Jr. (PSD): 10%

·                     Ciro Gomes (PDT): 9%

·                     Zema (Novo): 3%

·                     Caiado (União): 3%

Com Tarcísio no lugar de Bolsonaro:

·                     Lula: 39%

·                     Tarcísio: 18%

·                     Ciro: 12%

·                     Caiado: 4%

·                     Zema: 4%

Com Michelle Bolsonaro:

·                     Lula: 36%

·                     Michelle: 21%

·                     Ratinho Jr.: 10%

·                     Ciro: 10%

Com Eduardo Bolsonaro:

·                     Lula: 35%

·                     Eduardo: 15%

·                     Ratinho Jr.: 12%

·                     Ciro: 11%

PESQUISA EM NÚMEROS

·                     Período de coleta: 2 a 5 de outubro de 2025

·                     Amostra: 2.004 entrevistados em todo o País

·                     Margem de erro: 2,2 pontos percentuais

·                     Confiança: 95%

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *