Videos mostram aliado de Ciro Nogueira com investigados ligados ao PCC

Ciro Nogueira e seu aliado (Foto: Reprodução - Redes sociais)

Vídeos mostram Victor Linhares, ex-assessor de Ciro Nogueira, e seu aliado de confiança, em um jatinho e passeando na Itália com os empresários donos da rede de postos que lava dinheiro para o PCC no Piauí.

Os vídeos foram publicados por uma amiga do grupo nas redes sociais e estão em posse dos investigadores. Os vídeos foram reproduzidos pelo jornal Folha de S.Paulo.

Linhares esteve no jatinho e na Itália junto com Haran Santhiago Girão Sampaio e Danillo Coelho de Sousa, antigos donos da rede de postos de gasolina HD.

Os postos, segundo os investigadores, eram o centro do esquema de lavagem de dinheiro do PCC no Estado.

Haran Sampaio transferiu R$ 230 mil para Victor Linhares, que recebeu o dinheiro em uma recém-aberta conta na fintech BK Bank. Ele tirou o dinheiro da conta e nunca mais a utilizou.

A avaliação dos investigadores é de que o aliado de Ciro Nogueira recebeu o pagamento por intermediar a venda da rede de postos HD para uma empresa chamada Pima Energia Participações Ltda., que foi aberta seis dias antes em um endereço de São Paulo.

O vídeo no jatinho é de fevereiro de 2023. Victor Linhares, Haran Sampaio e Danillo Sousa brincam, junto com outros, ao ritmo de uma música. A outra gravação, na qual eles aparecem brincando em uma rua na Itália, é de julho de 2024.

A venda dos Postos HD para a Pima Energia ocorreu em dezembro de 2023, entre as duas gravações.

No começo de novembro, no dia 5, os três foram alvo da Operação Carbono Oculto 86 (referência ao DDD do Piauí), que interditou 49 postos de gasolina no Estado. Victor Linhares, que era secretário de Articulação Institucional de Teresina, foi demitido dois dias antes e não foi encontrado em sua casa pelos agentes da Polícia Civil.

Na véspera da operação, Haran viajou para São Paulo e Danillo para Brasília, levantando a suspeita de vazamento. Em suas casas, foram encontradas caixas de relógios vazias.

Victor Linhares foi assessor do senador Ciro Nogueira entre 2018 e 2019 e mantém uma amizade com o parlamentar, tendo até escolhido Nogueira para ser padrinho de sua filha. O senador chegou a falar que apoiaria a candidatura de Linhares para deputado federal ou estadual em 2026.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *