Galo brilha em homenagem a Dom Helder Câmara para dar início ao Carnaval do Recife

Galo tornou-se símbolo do carnaval do Recife - Foto: Jailton Jr.

Um dos símbolos do carnaval pernambucano, a escultura do Galo da Madrugada, que todos os anos é erguida na Ponte Duarte Coelho, no Centro Histórico de Recife, vai celebrar em 2026 a fraternidade e a saúde mental. O Galo Folião Fraterno, como foi batizada a obra, homenageia o legado de Dom Helder Câmara, referência religiosa e humanitária, e a psiquiatra Nise da Silveira.

O arcebispo Dom Helder, indicado quatro vezes ao Nobel da Paz, via o Carnaval como uma manifestação de fé, esperança e resistência popular. Ao longo de anos de atuação em Pernambuco, blocos e grupos carnavalescos buscavam as bênçãos do arcebispo nas prévias da festa.

Pela primeira vez, a montagem do Galo Gigante, que reina todos os anos no carnaval do Recife, será concluída diretamente com a ajuda dos súditos. Centenas de foliões e moradores da capital pernambucana se uniram em cortejo, na noite da terça, para levar o coração da alegoria, última peça que faltava para a estrutura ficar pronta.

A celebração inédita acontece um dia antes da subida do Galo 2026, que será erguido nesta quarta (11), em uma festa aberta ao público, na Ponte Duarte Coelho.

O coração, que vai aparecer “por fora” do peito da alegoria, é uma referência a Dom Helder Câmara. Assinada pelos artistas Leopoldo Nóbrega e Germana Xavier, a escultura do Galo de 32 metros de altura está sendo construída 100% com materiais reciclados. A alegoria une arte, tecnologia 3D e arteterapia.

O novo “órgão” do Galo foi colocado pelo próprio Leopoldo, que subiu num guincho para colar a peça enquanto os foliões dançavam na ponte, ao som do frevo, com um boneco gigante de Dom Helder.

“Ficamos imensamente emocionados, até com vontade de chorar, porque Dom Hélder representa isso mesmo: esse carnaval fraterno, esse carnaval que clama por paz, clama por amor, e Dom Hélder é um gigante, gigante feito o Galo da Madrugada”, declarou a presidente do Instituto Dom Helder Câmara, Virgínia Pimentel.

O cortejo contou com a participação de pessoas em situação de rua, uma orquestra de frevo e os blocos líricos O Bonde e Cordas e Retalhos, além dos passistas da Escola de Frevo do Recife.

O maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada sai às ruas do Recife (PE) no Sábado (14), com 30 trios elétricos, seis carros alegóricos e atrações especiais como Elba Ramalho, Chico César, Roberta Miranda, Priscila Senna e Raphaela Santos, esta última estreante no bloco.

VINDA DE LULA AO CARNAVAL

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), confirmou a presença do presidente Lula (PT) no Galo da Madrugada, neste sábado (14). A confirmação ocorreu durante a Subida do Galo, nesta quarta-feira (11), na Ponte Duarte Coelho, um dia após o encontro entre eles em Brasília. 

“Ele vem para cá no Carnaval. Estará aqui curtindo o Galo e me perguntou como era o local. Ele veio em 2002 para o Galo da Madrugada, e agora, vai poder acompanhar e prestigiar o Carnaval na terra dele. Lula é um pernambucano e vai prestigiar o Carnaval como presidente”, disse.

Segundo apuração da reportagem da CBN Recife, uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República esteve no Recife, nesta quarta-feira (11), para revistar o trajeto que levará o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, até o camarote oficial do Galo. Após a passagem por Recife, Lula deve ir a Salvador, ainda na tarde do sábado (14).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *