“O maior espetáculo esportivo do planeta” nos Estados Unidos tem “tido momentos de muitas tensões, preconceitos e discriminações a partir do governo Trump”, declarou a parlamentar
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da bancada, denunciou que os Estados Unidos estão criando um cenário de “tensão e restrição, com graves problemas políticos”, na Copa do Mundo, mas “isso não pode fazer sucumbir o espírito esportivo que está acima dessas questões, e muito menos o patriotismo de cada nação”.
“Na torcida pelo hexa e contra as arbitrariedades de Trump!”, escreveu ela no Instagram.
“A extrema-direita não respeita a soberania, muito menos o patriotismo das nações – eles buscam violar tudo isso. Mas nós precisamos reafirmar o Brasil, torcer pelo Brasil, fazer com que o Brasil se expresse com a sua soberania e com a sua torcida, que é o que salva o espírito esportivo nacional”, disse a parlamentar.
“O esforço de muitos atletas, de muitos técnicos, precisa ser respeitado num momento como esse. E o Brasil vai entrar na torcida e nós vamos entrar todas e todos juntos nessa torcida pelo nosso país e pelo nosso Brasil”, continuou.
Jandira também destacou a participação da cantora Anitta na abertura da Copa do Mundo e disse que “nós precisamos reafirmar essa brasilidade permanentemente”. “O verde e amarelo fazem parte do nosso vestuário, principalmente no momento patriótico, do espírito esportivo e da Copa do Mundo. Rumo ao hexa!”.
O “maior espetáculo esportivo do planeta” nos Estados Unidos tem “tido momentos de muitas tensões, preconceitos e discriminações a partir do governo Trump”.
“Então, esta é uma Copa da tensão e da restrição, com graves problemas políticos, com preconceito inclusive racial”, comentou.
O governo dos Estados Unidos proibiu a entrada de Omar Abdulkadir Artan, considerado o melhor árbitro do continente africano, para trabalhar no evento. O atacante da seleção do Iraque, Aymen Hussein, foi submetido a um interrogatório de sete horas ao chegar no país.
Jandira disse ter “certeza de que nas urnas americanas em novembro, Trump terá sua resposta”. Em novembro de 2026, os EUA realizarão suas eleições parlamentares.











