NYT denuncia o uso de agentes federais por Trump na repressão à oposição

Agente Federal a serviço da ditadura de Trump agride manifestante em ato contra ataques do ICE aos imigrantes (Ringo Chiu/AFP)

Centenas de pessoas nos EUA foram acusadas pelo governo de Trump de agredir ou impedir a ação de agentes federais. O próprio presidente Trump já chamou essas pessoas de “animais”, “insurrecionistas” e “bandidos”, na tentativa de justificar a repressão contra opositores.

A investigação do The New York Times aponta que os agentes de Trump cometeram abusos que vão da destruição de provas a atacarem fisicamente manifestantes, mas o governo americano acusa mais de 550 manifestantes de serem eles os agressores. Dos 400 casos já julgados, a metade das acusações simplesmente foram anuladas.

“Parece haver um padrão de acusações sendo apresentadas sem qualquer fundamento”, disse Jimmy L. Arce, ex-promotor federal de Chicago. No ano passado ele atuou na investigação da polícia de imigração na cidade e disse que os réus estavam “tendo sua fala criminalizada pelo escritório do procurador dos EUA”.

O NYT investigou vários documentos judiciais dos casos em que manifestantes e imigrantes foram acusados de agressão aos bate-paus de Trump, verificou transcrições de audiências, entrevistou testemunhas e constatou o uso indevido da máquina pública para intimidar opositores políticos do governo de Trump.

Em muitos casos, foram os agentes federais que iniciaram as agressões e os réus estavam apenas tentando se defender, e obtiveram sucesso nas cortes americanas ao justificarem seus atos como autodefesa diante dos ataques dos agentes federais.

A estratégia do governo americano seria usar de um estatuto que torna crime federal agredir ou tentar impedir um agente federal americano de “cumprir o seu dever”, com punições que vão desde o pagamento de multa até 20 anos de reclusão.

Mesmo assim, a tentativa do governo Trump de reprimir manifestantes que são contra sua política de encarceramento em massa de imigrantes se mostrou um fracasso e, de acordo com o artigo do New York Times, o governo federal americano vem sendo derrotado pela persistência da oposição à xenofobia contra imigrantes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *