Já chega a 429 o número de mortos causado pelo tsunami que atingiu as ilhas de Java e Sumatra na Indonésia, em consequência da erupção do vulcão Anak Krakatoa. Este número deve crescer, uma vez que ainda há 154 desaparecidos e mais de 1.500 feridos no desastre.
O governo indonésio admitiu, na segunda-feira (24), que só há alarme para terremotos e que não há nenhum sistema de alerta voltado para erupções vulcânicas, “por falta de verba”. A região fica no chamado Anel de Fogo, uma área de choque de placas tectônicas suscetível a terremotos e erupções vulcânicas, que podem dar origem a tsunamis.
Agora que o desastre provocou um enorme número de vítimas, o governo promete providenciar um sistema de alarme para funcionar já em 2019. Os sismólogos afirmam que, mesmo com o alerta, o tempo de aviso é muito curto, alguns minutos, mas é suficiente, com uma população que passe por treinamentos adequados, para que muitas pessoas se salvem, procurando regiões mais elevadas e suficientemente distantes da orla.
Moradores, comerciantes e pescadores, de uma região que atrai intenso turismo, pedem também que barreiras quebra-mar sejam erguidas nas proximidades das regiões mais suscetíveis a estes fenômenos.
É o que exige Kunto Wijoyo, diretor do resort Tanjung Lesung, onde a banda Seventeen tocava para uma multidão. Só no local morreram 106 pessoas inclusive alguns integrantes da banda.
A velocidade com que as ondas se deslocaram e a morte sentida de perto traumatizaram muitas pessoas, como o morador Kusnadi, de 56 anos, que declarou ter apenas ouvido um rugido, antes de ser atingido pelas ondas. Ele acabou sobrevivendo e, no domingo cedo, viu dois corpos de pescadores, ainda com seus samburás presos ao corpo, nas proximidades do local onde quase perdeu a vida.
“Agora sinto medo de olhar para o oceano e ainda não tive a coragem de voltar para ver minha casa que fica perto da praia”, declara o indonésio.
Devido à destruição de centenas de casas, hotéis e lojas, o número de pessoas que o governo declara atingidas pelo tsunami chega a 16.082.