Bolsonaro decidiu manter a nomeação de Carlos Marun para o conselho de Itaipu. A nomeação de Marun, ex-ministro da Secretaria de Governo, foi feita por Temer no último dia de seu mandato.
“O presidente tomou a decisão de respeitar o ato do presidente Temer, Marun é uma pessoa que era da confiança do presidente Temer e o presidente Bolsonaro ao meio dia de hoje [2 de janeiro] avaliou e tomou a decisão de manter”, falou Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil, no Palácio do Planalto.
“Não é um cargo diretivo, é participação de conselho e o presidente num gesto de boa vontade com o presidente que passou, até agradecido pela forma como foi feita a transição, o presidente [Bolsonaro] tomou a decisão de não alterar o ato do presidente”, falou.
O mandato de Marun no conselho vale até 2020. Ele substituirá Frederico Matos de Oliveira.
A nomeação de Marun foi questionada pelo vice de Bolsonaro, Hamilton Mourão. “Pode não ser ilegal, mas não foi ética. Todo mundo sabe que o ex-presidente [Temer] fez isso como prêmio. Depende (a anulação do ato ou não) do presidente, amanhã [nesta quinta-feira, 3] na reunião ministerial pode ser um tema, Onyx ficou de levar o que precisa ser feito”, disse Mourão. Ele disse que iria argumentar pela anulação do ato.
Marun, no entanto, desprezou a opinião de Mourão. “Não me interessa o que pensa o general Mourão”, disse o ex-ministro de Temer.
Antes de aderir a Temer, Marun foi leva e traz de Eduardo Cunha (MDB-RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados, condenado e preso pela Lava Jato por corrupção na Petrobrás.
Em setembro, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de três inquéritos, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra Marun e mais sete parlamentares. Os inquéritos são derivados da Operação Registro Espúrio, que investiga fraudes na concessão de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho.
De acordo com as investigações, Marun está envolvido na aprovação fraudulenta de registros sindicais de três entidades de Mato Grosso do Sul.