Na última quarta-feira, 15, foi realizada a abertura do Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (ProGeo), que ocorre até sexta-feira na Universidade de São Paulo (USP).
Em seu discurso na cerimônia de Abertura, o presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, iniciou manifestando apoio às mobilizações em defesa da Educação que ocorreram no mesmo dia.
“Hoje é um dia importante para nosso país, que esperamos se torne realmente o início da Mobilização Nacional pela Educação de qualidade, universal, gratuita e laica em todos os níveis, do maternal à pós-graduação, do fundamental à graduação, do básico ao médio. Por isso pedimos a compreensão de todos por algum inconveniente, mas hoje é um dia importante para nosso país”.
“A mobilização pela Educação não é somente uma causa justa e fundamental para o desenvolvimento do Brasil, mas a principal bandeira que todos nós brasileiros devemos assumir, representar e lutar para que realmente tenhamos um país justo, ético e democrático”, disse Fábio Auguto.
“Lembremos que sem Educação de Qualidade, aquela que realmente faz a diferença e transforma a vida das pessoas, e principalmente, a Educação de Qualidade acessível a todos os brasileiros, em todas as regiões do país, da cidade ao campo, da vila a metrópole, sem essa Educação de Qualidade continuaremos a nos preocupar com a construção de presídios, a implantarmos muros em nossas casas, a instalarmos cercas cada vez mais altas em nossas residências e a termos o judiciário como nossa principal preocupação”.
“Quando falamos de Educação de Qualidade, não estamos falando de uma Educação que somente ensine a assinar o nome, a contar o troco ou a digitar qualquer bobagem em sua mídia digital, Educação essa que atualmente está presente no Brasil em todos os níveis, da pessoa mais simples até alguns ditos ‘pensadores’”.
“Quando falamos de Educação Qualidade estamos falando da Educação que transforma pessoas em cidadãos, conscientes, pensadores e inovadores”.
“Essa Educação de Qualidade que defendemos, só é conseguida com muito esforço, dedicação e investimento, mas não aquele investimento de banqueiro, mas sim o investimento em pessoas, em professores, em infraestrutura adequada, na pesquisa e na extensão. Esse sim é o verdadeiro investimento de pessoas, ou melhor, de cidadãos inteligentes”.
“A Diretoria da FEBRAGEO defende que a Educação, a Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação de qualidade sejam os pilares para uma sociedade mais justa e igualitária”.
O presidente da Febrageo, ressaltou que a entidade defende que “a formação profissional, que leva a verdadeira competência profissional, não se encerra com um diploma ou uma formatura, mas sim é algo que se adquire ao longo de toda a nossa vida”. “É nesse modelo que a FEBRAGEO acredita, um modelo profissional que considere não somente a formação acadêmica, mas também a experiência, aquela experiência adquirida em conjunto com demais profissionais, construída como estagiário, profissional junior, pleno, sênior e consultor”.
“Portanto, fazemos um convite a todas nossas entidades e profissionais para juntos construirmos um futuro melhor para o Brasil, com os verdadeiros valores que importam para um ser humano, o respeito, a liberdade, o amor e a educação”.
CONGRESSO
O Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências reúne geólogos ou engenheiros geólogos, geógrafos, meteorologistas, geofísicos, oceanógrafos, engenheiros, agrônomos, com empresários, pesquisadores, docentes e estudantes de todo o país.
O evento tem como objetivo incentivar a discussão sobre temas multidisciplinares ligados ao desenvolvimento tecnológico do Brasil nos setores de petróleo, gás, mineração, planejamento territorial, desastres naturais, legislação, exercício profissional e ensino.
Veja a programação do evento clicando AQUI.