Um “funcionário descontente”, segundo caracterização das autoridades locais, ingressou em um Centro Municipal de Virginia Beach, cidade da Costa Leste dos Estados Unidos, e atirou contra os trabalhadores presentes em vários andares do edifício, na sexta-feira, 31.
DeWayne Craddock foi identificado como o autor dos disparos. Ele matou 12 pessoas e deixou pelo menos 6 feridos, antes de ser morto pela polícia. Tinha sido funcionário municipal durante 15 anos na cidade de 450 mil habitantes a quase 300 km de Washington.
O comandante das forças de segurança de Virginia Beach, James Cervera, negou-se a afirmar se Craddock, que trabalhava no mesmo edifício onde ocorreu o tiroteio, havia recebido alguma punição recentemente ou se o arquivo profissional registrava problemas no ambiente de trabalho. Porém, o Wall Street Journal noticiou que ele havia sido demitido recentemente.
A polícia disse que foram encontradas várias armas na cena do crime e na casa de Craddock, que era engenheiro de obras públicas. “Em seu arsenal, estavam uma pistola semi-automática .45 com um silenciador e vários cartuchos de munição”, disse Cervera. Craddock “atirou indiscriminadamente depois de entrar no prédio”, completou.
Onze das doze pessoas que foram mortas eram funcionários públicos municipais, de acordo com as autoridades, e a outra vítima era um empreiteiro que pedia um alvará na prefeitura na hora do tiroteio.
De acordo com grupo Gun Violence Archive, que monitora ataques com armas, este novo massacre, mais um de uma exorbitante série de morticínios, sintoma de um descalabro social, vivido nos Estados Unidos, o ataque em Virgínia Beach foi o 150º tiroteio em massa em 2019 nos eventos desse país em que quatro ou mais pessoas são feridas ou assassinadas a tiros. O número equivale a quase um tiroteio em massa por dia.
Apesar da magnitude da violência com armas de fogo em todo o país, as leis de compra e posse de armas são pouco rígidas e o lobby de setores favoráveis a armamento é bastante forte nos EUA.
O atirador de 40 anos se formou na escola Denbigh High School em 1996 e se matriculou na Guarda Nacional do Exército, onde recebeu treinamento em Fort Sill, Oklahoma. Em seguida, formou-se engenheiro civil pela Universidade Old Dominion. Antes de seu emprego na prefeitura de Virginia Beach, trabalhou em uma empresa privada de engenharia em Hampton Roads.