O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que Bolsonaro é “uma vergonha planetária”.
“O governo brasileiro simplesmente foi vetado de discursar na ONU sobre o clima, porque o mundo sabe que BolsoNERO, o piromaníaco, quer fazer da Amazônia uma grande fogueira e depois um imenso pasto. BolsoNERO é uma vergonha planetária”, escreveu o parlamentar nas redes sociais.
Na quarta-feira (18), a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou veto ao discurso brasileiro na Cúpula para Ação Climática das Nações Unidas, que ocorre na próxima segunda-feira (23), em Nova York.
O veto se deu porque o governo do Brasil não apresentou um plano para aumentar o compromisso com o clima.
A ONU pediu aos países que enviassem um projeto para aumentar o engajamento dos compromissos climáticos, já que o Acordo de Paris, assinado em 2015, não foi o suficiente para impedir o aumento da temperatura do planeta. Ao todo, 63 países devem proferir discurso na ONU, entre eles, França e Reino Unido.
Entre os países com discursos vetados, estão os Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Austrália e Coreia do Sul. Trump disse que vai boicotar a reunião da cúpula sobre o clima. Os EUA serão representados por um funcionário de escalão inferior.
O evento sobre o clima antecede a Assembleia-Geral da ONU, onde Bolsonaro deve fazer um discurso de abertura.