Seminário é organizado por sete fundações partidárias e começa na próxima segunda-feira (4), às 14h30, no YouTube e nas páginas no Facebook
O Observatório da Democracia, que reúne sete fundações partidárias, vai estrear nesta segunda-feira (4), o ciclo de debates online “Diálogos, Vida e Democracia”, com o tema “Saúde: A Pandemia do Coronavírus e a avaliação do isolamento social e demais políticas”.
O debate começará às 14h30, no YouTube do Observatório e nas páginas de Facebook das Fundações que o compõem.
O evento contará com 19 debates, acontecendo a cada quatro dias, e terá grande amplitude partidária entre os debatedores.
Segundo a organização do evento, o ciclo de debates “tem como objetivo discutir, em profundidade e com palestrantes renomados, o panorama social, político e econômico atual no Brasil, além de desenhar um retrato do país hoje, considerando as perspectivas para o futuro”.
“Estarão participando representantes de todo o campo democrático da política brasileira. Entre os convidados estão especialistas, governadores, jornalistas, presidentes de partidos, das centrais sindicais, participantes do Observatório da Democracia, representantes do DEM, do PSDB e da REDE Sustentabilidade”, explicam.
Compõe o Observatório as fundações partidárias Astrojildo Pereira (Cidadania23), João Mangabeira (PSB), Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL), Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB), Ordem Social (PROS) e Perseu Abramo (PT). A Fundação Cláudio Campos também participa do Observatório.
O primeiro debate, sobre Saúde, será aberto por Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo, ex-ministro da Educação e de Ciência e Tecnologia. O debate será feito entre os ex-ministros da Saúde José Gomes Temporão e Arthur Chioro, o secretário da Saúde de Pernambuco, André Longo, e o pesquisador da Fiocruz e ex-secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Augusto Grabois Gadelha.
Veja a lista completa dos 19 debates:
04/05 – Mesa 1 – Saúde: Coronavírus, isolamento social e saúde pública
Abertura e Coordenação: Aloizio Mercadante , presidente da Fundação Perseu Abramo
Debatedores: Arthur Chioro, ex-Ministro da Saúde e professor titular da Universidade Federal de São Paulo; José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde e pesquisador da Fiocruz; Carlos A. Grabois Gadelha, líder do grupo de pesquisa “Desenvolvimento, Complexo Econômico-Industrial e Inovação”, da Fiocruz; André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco.
08/05 Mesa 2 – Pandemia e saídas para a crise econômica
Coordenação: Osvaldo Maneschy (PLB-AP)
Debatedores confirmados: Luiz Gonzaga Belluzzo, professor titular do IE da Unicamp; Ricardo Carneiro, ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e professor da Unicamp; Guilherme Mello, professor da Unicamp; Mônica de Bolle, pesquisadora-sênior do Peterson Institute for International Economics e diretora do Programa de Estudos Latino Americanos da Johns Hopkins University.
Convidado: Pérsio Arida, ex-presidente do BNDES e do Banco Central.
12/05 Mesa 3 – O Brasil na crise mundial
Coordenação: Renato Rabelo (FMG)
Debatedores confirmados: Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores; Rubens Ricupero, ex-Ministro da Fazenda; Luís Fernandes, ex-secretário executivo de Ciência e Tecnologia, ex-presidente do FINEP e professor de Relações Internacionais PUC/RJ e UFRJ; Luiz Fiori, titular de Economia Política Internacional da UFRJ.
16/05 – Mesa 4 – Pandemia, crise e Pacto Federativo
Coordenação: Manoel Dias (FLB-AP)
Debatedores confirmados: Rui Costa (PT), governador da Bahia; Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo.
Convidados: João Doria (PSDB), governador de São Paulo; Bruno Covas (PSDB), prefeito de São Paulo; Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus.
18/05 – Mesa 5 – Coronavírus, isolamento social e Saúde Pública 2
Coordenação: Maria Célia Vasconcellos, secretária de Saúde de Niterói
Debatedores confirmados: Glória Teixeira, professora de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA; Rosa Maria Marques, professora titular do departamento de Economia da PUC-SP e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e ex-presidente da Associação Brasileira de Economia de Saúde (ABRES); Lígia Bahia, médica sanitarista e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ)
22/05 Mesa 6 – Congresso, momento e opções políticas
Abertura: Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados
Bloco 1 – 14h30:
Debatedores: Acácio Favacho, líder do PROS; Alessandro Molon, líder do PSB; Arnaldo Jardim, líder do Cidadania23; Carlos Sampaio, líder do PSDB e Enio Verri, líder do PT;
Bloco 2 – 16h30:
Debatedores: Fernanda Melchionna, líder do PSOL; Joênia Wapichana, deputada da Rede; Perpétua Almeida, líder do PCdoB; Wolney Queiroz, líder do PDT.
25/05 – Mesa 7 – Crise, Comunicação e democracia
Coordenação: Henrique Matthiesen (FLB-AP)
Debatedores: Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), ex-deputada federal e presidente do Instituto E Se Fosse Você?; Humberto Costa (PT-PE), senador; Natália Bonavides (PT-RN), deputada federal; Túlio Gadelha (PDT-PE), deputado federal; David Miranda (Psol-RJ), deputado federal, Lídice da Mata (PSB-BA), senadora.
28/05 – Mesa 8 – Redes Sociais e Novas Formas de Comunicar
Coordenação: Renata Mielle (FMG – Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé)
Debatedores: Renato Rovai, jornalista e diretor de redação da Revista Fórum; Leonardo Attuch, jornalista e diretor do portal Brasil 247; Glenn Greenwald, jornalista e advogado, um dos fundadores do The Intercept Brasil.
01/06 Mesa 9 – Democracia, Sociedade Civil e Estado Democrático
Debatedores: Fernando Haddad (PT), ex- ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo; Paulo Jerônimo, o Pajê, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Carol Proner, doutora em Direito e professora da UFRJ; Gilson Dipp, ex-ministro do STJ e do TSE.
Convidado: Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
05/06 – Mesa 10 – Ciência, Tecnologia e Inovação
Coordenação: Alexandre Navarro (FJM)
Debatedores: Marco Antônio Raupp, ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação; Sérgio Rezende, ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação; Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC); Ildeu de Castro, presidente da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), Miguel Nicolelis, coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio do Nordeste (C4NE).
09/06 – Mesa 11 – O Mundo do Trabalho e a Pandemia
Coordenação: Francisvaldo Souza (FLC-MF)
Debatedores: Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social; Ricardo Antunes, professor da Unicamp; Mauro Oddo Nogueira, pesquisador do IPEA;
13/06 Mesa 12 – Centrais Sindicais e a crise
Coordenador: Nilson Araújo (FCC)
Bloco 1 – 14h30:
Debatedores: Adilson Araújo, presidente da CTB; Antônio Neto, presidente da CSB; Edson Carneiro, o Índio, presidente da Intersindical; José Calixto Ramos, presidente da Nova Central; Miguel Torres, presidente da Força Sindical.
Bloco 2 – 16h30:
Debatedores: Ricardo Patah, presidente da UGT; Sérgio Nobre, presidente da CUT; Thaísa Silva, secretária geral da Contag; Ubiraci Dantas de Oliveira, presidente da CGTB
17/06 – Mesa 13 – A crise da Democracia e os partidos
Abertura: Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado
Coordenação: Roberto Freire, presidente do Cidadania23
Bloco 1 – 14h30:
Debatedores: ACM Neto, presidente do DEM; Carlos Lupi, presidente do PDT; Carlos Siqueira, presidente do PSB; Eurípedes Gomes de Macedo Jr., presidente do PROS; Gleisi Hoffmann, presidente do PT.
Bloco 2 – 16h30:
Debatedores: Juliano Medeiros, presidente do Psol; Luciana Santos, presidente do PCdoB; Paulinho da Força, presidente do Solidariedade; Pedro Ivo, presidente da Rede; Pedro Cunha Lima, deputado federal do PSDB.
22/06 – Mesa 14 – Educação e a crise: Gestores
Coordenação: Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, vice-governadora do Ceará e ex-secretária estadual de Educação do estado
Debatedores: Cristovam Buarque, ex-senador e ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação; Cid Gomes (PDT-CE), senador, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação.
Convidado: José Goldemberg, ex-ministro da Educação e ex-reitor da USP
25/06 – Mesa 15 – Educação e a crise: entidades
Coordenação: Leocir (FMG)
Debatedores: João Carlos Salles Pires da Silva, presidente da Andifes; Heleno Araújo, presidente da CNTE; Iago Montalvão, presidente da UNE; Pedro Gorki, presidente da UBES.
03/07 Mesa 16 – Mulheres e a crise
Coordenação: Luiza Erundina (Psol-SP), deputada federal.
Debatedoras: Eleonora Menicucci, ex-ministra da Secretaria de Política para Mulheres; Miguelina Vecchio, vice-presidente do PDT; Ângela Albino (PCdoB-SC), ex-deputada federal.
Convidada: Luiza Trajano, líder empresarial
07/07 Mesa 17 – Os Negros e a crise
Coordenação: Dra. Regina Barros, infectologista e do movimento negro.
Debatedores: Sílvio Almeida; Nilma Lino Gomes, ex-ministra-chefe da Secretaria Especial de Política de Promoção para a Igualdade Racial; Ivaldo Paixão, presidente do Movimento Negro do PDT; Olívia Santana (PCdoB), deputada estadual na Bahia.
11/07 Mesa 18 – Meio Ambiente e Amazônia: na crise, qual sustentabilidade?
Debatedores: Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente; Ricardo Galvão, ex-diretor do INPE; Maria Amélia Enriquez, economista da UFPA; Carlos Nobre, ex-presidente da CAPES; Axel Grael, secretário de planejamento de Niterói e fundador do PV.
15/07 – Mesa 19: Segurança Pública, milícias e cidadania
Debatedores: Raul Jungmann, ex-ministro de Segurança; Luiz Eduardo Soares, consultor, escritor e ex-Secretário Nacional de Segurança Pública; Nilo Batista, professor de Direito e ex-governador do Rio; José Eduardo Cardozo, ex-Ministro da Justiça.
Convidado: André Santos Costa, secretário de Segurança do Ceará.
Links:
Canal no YouTube do Observatório:
https://www.youtube.com/channel/UCujcl6Y6-BAfsgojXkAQFR
Fundações:
Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini
Fundação Lauro Campos e Marielle Franco
Fundação Instituto Cláudio Campos
Já tá passando da hora do impeachment de Jair messias Bolsonaro, êle não reuni mais credenciais pra comandar o país