Colisão com parede durante pouso atirou passageiros para fora do avião. Causa presumida é colisão de pássaros
Um avião Boeing 737-800 da Jeju Air com 175 passageiros e seis tripulantes a bordo saiu da pista ao pousar e colidiu com um muro no Aeroporto Internacional de Muan, na província de Jeolla do Sul, na Coreia do Sul, por volta das 9h07 deste domingo.
Segundo as autoridades, até a última atualização da Agência de Notícias Yonhap, 179 pessoas morreram. Apenas duas pessoas foram resgatadas com vida e duas são procuradas pelos bombeiros.
Autoridades apontaram que uma falha no trem de pouso ocorrida devido à colisão com pássaros deve ter causado o acidente do voo que se dirigia de Bangkok para Muan.
“Presume-se que a causa do acidente tenha sido uma colisão com pássaros combinada com condições climáticas adversas. No entanto, a causa exata será anunciada após uma investigação conjunta”, assinalou Lee Jeong-hyun, chefe do quartel de bombeiros de Muan, segundo a AFP.
As planícies nas cercanias do Aeroporto Internacional de Muan, na costa oeste da Península Coreana onde ocorreu o acidente, são locais de descanso favoritos para aves migratórias, relatam as notícias sobre o desastre.
Ju Jong-wan, diretor de política de aviação do Ministério de Terras, Infraestrutura e Transportes, disse ao New York Times que as caixas pretas do avião foram recuperadas, o que deve ajudar na investigação.
O Aeroporto Internacional de Muan relatou 10 incidentes de colisão com pássaros nos últimos cinco anos. Segundo a agência de notícias Yonhap, o dado é da KAC (Corporação de Aeroportos da Coreia). Ainda conforme o órgão, todos os 14 aeroportos sul-coreanos tiveram aumento nas colisões com pássaros: 76 em 2020; 109 em 2021; 131 em 2022; e 152 em 2023.
Depois que o avião colidiu com a parede, os passageiros foram atirados para fora da aeronave.
Song Zhongping, um especialista militar, disse ao Global Times no domingo que o impacto dos pássaros na segurança da aviação civil não pode ser ignorado. Aeroportos ao redor do mundo usam medidas de controle de pássaros, incluindo dispositivos eletrônicos, aves de rapina e até mesmo sons para afastar bandos. Bandos de pássaros representam o maior perigo durante a decolagem e o pouso, quando a aeronave está em um estado mais vulnerável.