Apoio a Moro cai mas não muda aprovação à prisão de Lula, diz Datafolha

Lula e Sérgio Moro (fotomontagem HP com reprodução de imagem de Lula e foto de Sérgio Moro de Wilson Dias Agência Brasil)

Pesquisa Datafolha divulgada no sábado (06/07) aponta que 58% dos entrevistados consideram que a conduta de Sérgio Moro nos diálogos revelados pelo site The Intercept, com os procuradores da Lava Jato, foi inadequada.

O índice é idêntico ao dos que consideram que, nos casos de irregularidades comprovadas, as decisões do ex-juiz devem ser revistas. A aprovação de Moro caiu sete pontos percentuais entre abril e julho, variando de 59% para 52%.

O resultado, porém, não altera a convicção de que a prisão de Lula foi correta. Os que consideram justa a prisão do ex-presidente registraram o mesmo percentual de 54%, tanto na pesquisa de abril quanto nesta de julho. Aqueles que acham a prisão injusta oscilaram na margem de erro, de 40% para 42%. Os que não sabem variaram, também dentro da margem de erro, de 6% para 4%.

No plano regional, o Datafolha apurou que 63% dos entrevistados das regiões Sudeste/Sul, que concentram a maioria da população nacional, responderam que foi justa a condenação do ex-presidente Lula. No Nordeste, 56% disseram que ela foi injusta. Nas regiões Centro Oeste/Norte essa opinião atingiu 44% dos entrevistados.

Em relação à aprovação da Lava Jato, o índice de ótimo/bom caiu de 61% para 55%, entre abril e julho, enquanto o de regular subiu de 18% para 24%. O de ruim ou péssimo não variou, permanecendo em 18%.

A pesquisa foi feita nos dias 4 e 5 de julho com 2.086 entrevistados com mais de 16 anos, em 130 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *