As fotos da guerra: a Tass no 75º aniversário da vitória contra Hitler (I)
Alexey Eryomenko, comissário político júnior do 220º regimento da infantaria, 4ª divisão da infantaria, 18º exército, 1942 (foto: Max Alpert/TASS)
As fotos abaixo fazem parte do álbum comemorativo dos 75 anos da vitória da Humanidade contra o nazi-fascismo, na II Guerra Mundial. Todas as fotos são da Agência TASS, da União Soviética, país em cujo território se travaram as principais batalhas que definiram a derrota dos fascistas naquele sangrento conflito, o mais sangrento e o mais heroico da História dos seres humanos. As imagens foram extraídas da exposição virtual no site da embaixada da Rússia no Brasil (C.L.).
Soviéticos ouvem, pelo rádio, o anúncio da invasão da Alemanha nazista à URSS. Moscou, junho de 1941 (foto: Yevgeny Khaldei/TASS)
Soldados soviéticos examinam os destroços do primeiro avião Heinkel He 111 derrubado nos arredores de Odessa, julho de1941 (foto: Vasily Yegorov/TASS)
Professores do Conservatório de Leningrado e o compositor Dmitry Shostakovich (à direita) durante o treinamento de bombeiros. Leningrado, julho de 1941 (foto: Rafail Mazelev/TASS)
Soldados soviéticos descansam depois da batalha pela ilha Horson, Finlândia, julho de 1941 (foto: Yevgeny Khaldei/TASS)
Voluntário da milícia popular, Leningrado, junho de 1941 (foto: Rafail Mazelev/TASS)
Locutor da rádio nacional da URSS, Iúri Levitan, trabalhando, Moscou, agosto de 1941 (foto: Fyodor Kislov/TASS)
Menino no local da sua aldeia destruída, região de Smolensk, setembro de 1941 (foto: Mark Redkin/TASS)
Soldados soviéticos e população local assistem um filme mostrado com projetor portátil, setembro de 1941 (foto: Vladimir Ivanov/TASS)
Soldados soviéticos da Sibéria tocam música no comboio antes de partir à defesa de Moscou, Outubro de 1941 (foto: Mark Markov-Grinberg/TASS)
Franco-atiradores soviéticos correm na neve na Frente de Leningrado, dezembro de 1941 (foto: Boris Utkin/TASS)
Refugiados durante a Segunda Guerra Mundial, 1942 (foto: Max Alpert/TASS)
Operárias da usina Bogatyr Vermelho com seus filhos adotivos, que perderam seus pais durante a guerra, Moscou, janeiro de 1942 (foto: Leonid Dorensky/TASS)
Murmansk, vista da cidade depois dos bombardeios alemães, fevereiro de 1942 (foto: Evgeny Khaldey/TASS)
Funcionárias do correio militar durante a triagem de correspondência na base Naval do Norte, 1942 (foto: Evgeny Khaldey/TASS)
Soldados do Exército Vermelho na cidade de Yukhnov, libertada dos nazistas, região de Kaluga, março de 1942 (foto: Leonid Dorensky/TASS)
Remoção de gelo e neve para a passagem do bonde na Avenida 25 de Outubro, Leningrado, março de 1942 (foto: Georgy Konovalov/TASS)
Operária pintando o trem blindado em uma usina militar, junho de 1942 (foto: Max Alpert/TASS)
Uma família abandona sua aldeia por causa da ofensiva do exército alemão, julho de 1942 (foto: Vladimir Ivanov/TASS)
Na produção de tanques, julho de 1942 (foto: Nikolay Sitnikov/TASS)
Soldados da artilharia prestam juramento à Pátria na Frente de Bryansk, 1942 (foto: Mark Markov-Grinberg/TASS)
Guerrilheiros soviéticos carregando soldado ferido no território ocupado pela Alemanha nazista, 1942 (foto: Max Alpert/TASS)
Soldado de artilharia antitanque recebe a carteira de Komsomol (Liga Comunista Leninista da Juventude de Toda a União), 1942 (foto: Mark Markov-Grinberg/TASS)
O chafariz Barmaley na praça da estação ferroviária, destruído pelas Forças Aéreas alemãs. Stalingrado, agosto de 1942 (foto: Emmanuil Yevzerikhin/TASS)
Mulher cultiva legumes na Praça de São Isaac durante o Bloqueio de Leningrado, agosto de 1942 (foto: Mikhail Trakhman/TASS)
Navios ingleses chegam à Frente do Norte para realizar operações conjuntas com forças soviéticas contra a Marinha da Alemanha. Setembro de 1942 (foto: Evgeny Khaldey/TASS)
Soldados soviéticos provando botas alemãs ‘ersatz’ durante pausa entre batalhas, Stalingrado, 1942 (foto: Emmanuil Yevzerikhin/TASS)
Caminho pela superfície do Lago Ladoga que permitiu fornecer alimentos e munição para Leningrado cercada pelas forças alemãs. 25 de janeiro de 1943 (foto: Rafail Mazelev/TASS)
Enfermeira soviética carregando soldado ferido do campo de batalha, 1943 (foto: Georgy Konovalov/TASS)
Alunos de escola e seus professores visitam soldados feridos, Moscou, 1943 (foto: Nikolai Sitnikov/TASS)
Soldados do Exército Vermelho combatendo contra forças alemãs numa ferrovia, 1943 (foto: Leonid Dorensky/TASS)
Moradores depois da libertação de Rostov do Don, fevereiro de 1943 (foto: Vladimir Ivanov/TASS)
Moradoras de Leningrado reforçam edifício na Praça Sennaya depois do bombardeio pelas forças aéreas nazistas durante o Bloqueio, 1943 (foto: Rafail Mazelev/TASS)
Delegação das mulheres da Moldávia entrega o caça Marina Raskova, construído com seus recursos, à Força Aérea Soviética, março de 1943 (foto: Leonid Velikzhaninov/TASS)
Escolares da aldeia libertada Staritsa N. Belov (à esquerda) e P. Bashilov (à direita) levando troféus alemães, região de Orel, abril de 1943 (foto: Leonid Velikzhanin/TASS)
Dois guerrilheiros, maio de 1943 (foto: Mikhail Trakhman/TASS)
Pilotas do 46º Regimento Aéreo Feminino Taiman, maio de 1943 (foto: Evgeny Khaldey/TASS)
Banda de músicos deslocando-se para a linha de frente, 1943 (foto: Georgy Konovalov/TASS)
Camponeses passam pão aos guerrilheiros soviéticos, 1943 (foto: Mikhail Trakhman/TASS)
Soldados do Exército Vermelho durante uma pausa no combate, setembro de 1943 (foto: Max Alpert/TASS)
Soldados da 1.133ª divisão, comandados pelo major A.F. Trepetun, retirando o símbolo nazista depois da libertação da usina siderúrgica Volkov, Kerch, novembro de 1943 (foto: Max Alpert/TASS)
Operários reparando equipamentos após a libertação de Stalingrado, dezembro de 1943 (foto: Nikolai Sitnikov/TASS)
Uma idosa agradece a um soldado soviético, março de 1944 (foto: Mark Redkin/TASS)
Soldados carregando seu companheiro ferido do campo de batalha durante a ofensiva de Vitebsk, março de 1944 (foto: Leonid Dorensky/TASS)
Ataque a Sapun-Gora, Crimeia, maio de 1944 (foto: Evgeny Khaldey/TASS)
Soldados soviéticos celebram a libertação de Sebastopol, maio de 1944 (foto: Evgeny Khaldey/TASS)
Participante da Batalha de Sebastopol, D. Volnov abraça sua mãe e irmão depois do fim da batalha. Sebastopol, junho de 1944 (foto: Mark Redkin/TASS)
Moradores da cidade libertada de Odessa, passeando perto do Teatro da Ópera e Balé, antes da apresentação. Odessa, junho de 1944 (foto: Vladimir Ivanov/TASS)
Ruína do Museu da História Militar da Frota do Mar Negro na Rua Lenin, em Sebastopol, junho de 1944 (foto: Evgeny Khaldey/TASS)
Soldado soviético andando no campo de batalha, 1944 (foto: Izrail Ozersky/TASS)
Soldados da artilharia da 2ª Frente da Bielorrússia, 1944 (foto: Emmanuil Yevzerikhin/TASS)
Operárias produzindo peças na usina reconstruída em Stalingrado, 1944 (foto: Nikolai Sitnikov/TASS)
Camponesas de uma aldeia libertada nos Cárpatos, conversando com soldados soviéticos, julho de 1944 (foto: Max Alpert/TASS)
Metralhadores da 1ª Frente do Báltico libertam da ocupação nazista a cidade de Jelgava, julho de 1944 (foto: Leonid Dorensky/TASS)
Soldados da 1ª Frente da Bielorrússia carregando munição através do Rio Vístula, Polônia, agosto de 1944 (foto: Georgy Konovalov/TASS)
Cidadãos de Bucareste cumprimentando os tripulantes dos tanques soviéticos, agosto de 1944 (foto: Boris Losin/TASS)
Uma família perto da sua casa destruída pelas tropas alemãs durante sua retirada. Lomza, Polônia, setembro de 1944 (foto: Emmanuil Yevzerikhin/TASS)
Soldados da unidade do tenente Viktorov da 1ª Frente da Bielorrússia durante batalha. Polônia, setembro de 1944 (foto: Georgy Konovalov/TASS)
Soldados do Exército Vermelho conversando com moradores de Kaunas, cidade libertada, setembro de 1944 (foto: Fyodor Kislov, Leonid Velikzhanin/TASS)
Moradores da aldeia Ustrozhiska, libertados da ocupação nazista, cumprimentando os soldados do Exército Vermelho. Polônia, agosto de 1944 (foto: Georgy Konovalov/TASS)
Uma resposta
Belas Fotos e Legendas, realmente as guerras no fim todos perdem mas com muita uniao e esforço é sim possivel sempre Recomeçar.