A avaliação positiva do governo Lula é de 37,4% e caiu cinco pontos desde janeiro, mas continua superior à avaliação negativa, mostra pesquisa MDA, divulgada na segunda-feira (7). Enquanto 30,5%, avaliam como ruim ou péssimo.
A pesquisa, contratada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), ouviu 2 mil eleitores entre os dias 1 e 5 de maio, tendo margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Segundo o levantamento, 12,6% dos eleitores avaliam o governo Lula como ótimo e 24,8% como bom, chegando a uma avaliação positiva de 37,4%. 30,6% dos entrevistados acham o governo “regular”.
Em janeiro, última vez que a pesquisa MDA foi realizada, a avaliação positiva era de 42,7%, representando uma queda de cinco pontos.
Já a avaliação negativa é composta por 8% dos eleitores que classificam o governo como ruim e 22,5% como péssimo. Em seis meses, a avaliação negativa caiu 2,6 pontos, ainda dentro da margem de erro.
O levantamento ainda revelou que 43% da população avaliam que o governo Lula é melhor do que o de Jair Bolsonaro. Em janeiro, esta era a avaliação de 48% dos eleitores.
32% dos entrevistados pensam que o governo de Bolsonaro era melhor, enquanto 23% avaliam os dois governos de forma semelhante.
DESEMPREGO E PREÇOS ALTOS
Dos eleitores que deixaram de aprovar a atuação de Lula no governo, 12,8% citam como motivo a situação da economia, o desemprego e os preços altos.