Os dirigentes do PSB, PT, PCdoB e PV realizaram uma reunião na segunda-feira (31) para continuar as discussões sobre a criação de uma federação partidária.
Os partidos reafirmaram a disposição de construir a unidade política e debateram aspectos jurídicos e estatutários do projeto, fruto de um debate iniciado na última quarta-feira (26).
Os partidos também ingressaram com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando o cumprimento do prazo estabelecido em lei aprovada no Congresso e que permitia a criação de federações após as convenções partidárias. As siglas querem o 5 de agosto como data limite.
Por uma norma editada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que também preside o TSE, esse prazo foi antecipado para 1º de março.
Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 9, em Brasília, para retomar os debates em torno do tema.
De acordo com os partidos, até a próxima reunião serão realizados debates internos nas siglas sobre o projeto de unidade.
Estiveram no encontro: Carlos Siqueira, presidente do PSB; Gleisi Hoffmann, presidenta do PT; Luciana Santos, presidenta do PCdoB; e José Luiz Pena, presidente do PV, entre outras lideranças partidárias.