
A classificação da Bélgica veio de virada, no fim da partida, por 3 a 2. O Japão surpreendeu os belgas na etapa inicial do segundo tempo, com dois gols em seis minutos, um do volante Haraguchi e outro golaço do meia Inui. Desesperada, a seleção da Bélgica correu atrás do placar com jogadas aéreas.
Com dois gols de cabeça, um do o zagueiro Vertonghen, aos 23’, e outro do volante Fellaini, aos 28’, a seleção belga empatou o jogo. O meia campista japonês, Honda, quase desempatou aos 44’, após uma cobrança de falta que o goleiro Courtois espalmou para fora. O gol salvador dos belgas veio aos 48’, quando o meia Chadli, aproveitou um contra-ataque puxado depois de um escanteio favorável ao Japão. O lateral belga Meunier cruzou para a área e deixou Chadli na medida para empurrar para o gol.
A Bélgica enfrenta o Brasil na próxima sexta-feira, às 15h, no horário de Brasília. Os dois times se enfrentaram apenas uma vez na história da competição, nas oitavas de final da edição de 2002. Nesta partida a seleção canarinho eliminou os belgas com dois gols, um de Rivaldo e o outro do Ronaldo fenômeno.