Presidente fez propaganda de vídeo com a frase preferida do ditador italiano. Ideia original foi de Trump
O governo Bolsonaro vive flertando com o nazi-fascismo. O secretário de Cultura simplesmente imitou Goebbels, já o ministro da Educação resolveu minimizar a terrível Noite dos Cristais – episódio que detonou o terror contra os judeus na Alemanha -, comparando-a com ações legais da Suprema Corte do Brasil.
Em maio, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República usou um lema que ficava na entrada do campo de concentração de Auschwitz -“O trabalho liberta” – para divulgar as ações que o governo vem tomando para conter o avanço do novo coronavírus no País.
Agora, o próprio Bolsonaro faz propaganda em suas redes sociais de uma máxima usada pelo ditador fascista italiano Benito Mussolini: “Melhor um dia como leão do que cem anos como ovelha”.
VÍDEO PRETENDIA ZOMBAR DA QUARENTENA
O vídeo propagandeado por Bolsonaro pretendia zombar dos que estão se protegendo em casa contra o coronavírus. A inspiração veio de Mussolini. Por isso, não adianta os auxiliares do presidente ficarem nervosos quando se destaca as semelhanças de seu governo com o nazismo.
Bolsonaro mostra um idoso italiano caminhando pela rua e fazendo um discurso supostamente a favor da liberdade. Em determinado momento, o homem cita uma frase atribuída a Mussolini. O ditador frequentemente repetia a máxima citada acima. A primeira vez foi em 1926 em discurso feito no quartel “Umberto”, em Roma.
A frase teria origem na comemoração da Batalha do Rio Piave, na Primeira Guerra Mundial.
No vídeo, o presidente afirmou que o discurso do idoso resume a situação atual do povo brasileiro. “Em 1 minuto o velho italiano resumiu o que passamos nos dias de hoje”, postou Bolsonaro.
E, para variar, a simpatia demonstrada por Bolsonaro pela frase preferida de Mussolini não foi ideia sua. Nem nisso Bolsonaro tem originalidade. Ele simplesmente macaqueou o seu guru. Em 2016, o agora presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, postou, durante as primárias do Partido Republicano, a mesma fala em sua conta no Twitter: “Melhor um dia como leão do que cem anos como ovelha”.