
O projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa” apresenta no mês de junho três filmes do renomado diretor Andrei Tarkovsky: “Andrei Rublev” (04/06), “Solaris” (11/06) e “Stalker” (18/06).
A programação do primeiro semestre de 2021 incluiu 22 clássicos de diretores consagrados como Serguey Eisenstein, Grigori Chukhray, Bondarchuk, Kurosawa, Shakhnazarov, Tarkovsky. As exibições, em sua grande maioria, são realizadas a partir de matrizes restauradas pelo próprio Estúdio Mosfilm.
O projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa” foi inaugurado em julho de 2020. É uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), que distribui e comercializa no Brasil, em DVD e Blu-Ray, Streaming, TV e Cinema os filmes produzidos pelo Mosfilm.
As sessões entram no ar toda sexta feira, às 19h, e ficam disponíveis para serem assistidas gratuitamente até domingo, 19h, no canal CPC-UMES Filmes no Youtube:
Confira a programação completa dos filmes do mês de junho
ANDREI RUBLEV (04/06/2021)

1966 / P&B / 182 MIN. / DRAMA
Direção: Andrei Tarkovsky / Roteiro: Andrei Konchalovsky e Andrei Tarkovsky / Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Sinopse: No verão de 1400, Andrei Rublev deixa o monastério onde foi criado e vai a Moscou para pintar os afrescos de uma catedral do Kremlin. Lá é confrontado com a violência e as dificuldades a que o povo russo era submetido na época. O filme é dividido em histórias curtas que desenham uma visão dos caminhos que levaram o monge, canonizado em 1988, a se tornar o maior pintor de ícones da escola medieval russa.
SOLARIS (11/06/2021)

1972 / COR / 167 MIN. / FICÇÃO CIENTÍFICA
Direção: Andrei Tarkovsky / Argumento Original: Stanislaw Lem / Música Original: Eduard Artemyev
Sinopse: Cientista enviado para investigar fenômenos ocorridos na estação espacial que orbita Solaris, reencontra ali a esposa, que se matara há 10 anos. Depois de ser bombardeado com raios-x, o oceano que cobre o planeta parece dotado de poderes para penetrar no íntimo dos seres humanos e materializar suas memórias, tornando-as reais. Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes (1972).
STALKER (18/06/2021)

1979 / COR / 162 MIN. / FICÇÃO CIENTÍFICA
Diretor: Andrei Tarkovsky / Roteiro: Arcady Strugatsky e Boris Strugatsky / Música: Eduard Artemyov
Sinopse: Num futuro indefinido, um guia (stalker) conduz dois homens conhecidos como Escritor e Professor a uma área proibida, a “Zona”. Dentro dela há uma usina desativada com um aposento que possui a propriedade de realizar os desejos de quem entrar nele. Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes (1980).