Congresso em Foco premia parlamentares mais bem avaliados em 2021

Noite de premiação dos melhores do Congresso. Foto: Reprodução

O dia de ontem (21/10) foi marcado pelo resultado e a premiação considerada mais importante da política brasileira, o Prêmio Congresso em Foco, concedido a partir de uma conclusão dos parlamentares mais bem avaliados pelos jornalistas, pelo júri especializado e pela votação do público em geral, realizada através da Internet.

Este ano, foram validados, pela Associação Nacional dos Peritos Federais Criminais (APCF), dois milhões de votos. Concorreram ao prêmio deputados e senadores que não respondem a investigações ou processo por improbidade administrativa e que estiveram à frente do mandato, pelo menos, ao longo de 60 dias este ano.

PRÊMIO DO JÚRI

O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), foi escolhido pelo júri do Prêmio Congresso em Foco como o melhor deputado de 2021. Ramos tem 48 anos, é advogado e está em seu terceiro mandato federal.

O parlamentar resgatou sua trajetória de vida ao agradecer o prêmio. De uma família humilde originária do interior do Nordeste, ele se mudou para o estado do Amazonas ainda muito jovem. Hoje reconhece que teve na educação a oportunidade ascendente em sua trajetória.

“Eu aprendi”, disse Marcelo Ramos, “que existem valores que não pertencem à direita ou à esquerda. São valores de natureza humanitária. Esses valores é que são capazes de unir pessoas como eu, Fábio Trad, [Alessandro] Molon, Talíria [Petrone], Orlando Silva e tantos outros, em prol do bem comum, em prol do Brasil”.

O deputados citados por Marcelo Ramos estão entre os premiados pelo júri do Prêmio Congresso em Foco. Foram ao todo 10 deputados:

Marcelo Ramos (PL-AM);

Alessandro Molon (PSB-RJ);

Fábio Trad (PSD-MS);

Marcelo Freixo (PSB-RJ);

Margarete Coelho (PP-PI);

Natália Bonavides (PT-RN);

Orlando Silva (PcdoB-SP);

Professor Israel (PV-DF);

Rogério Correia (PT-MG);

Talíria Petrone (Psol-RJ).

O objetivo do júri é fazer uma avaliação especializada dos parlamentares, de acordo com a visão e o posicionamento de vários segmentos da sociedade, a partir de critérios que assegurem a pluralidade, com representantes de quatro diferentes segmentos da sociedade: o acadêmico, o empresarial, o trabalhista e o terceiro setor, além de um representante do Congresso em Foco.

Os jurados tomaram a decisão a partir de critérios como a assiduidade em sessões deliberativas, a participação nos debates parlamentares, a apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política, o combate à corrupção e o uso consciente dos recursos públicos; a defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.

Em seu Twitter, a líder do Psol, deputada Talíria Petrone (RJ), frisou: “Reconhecimento importante, de que estamos do lado certo da luta. Eu e o companheiro Orlando Silva fomos os únicos deputados negros a estar entre os 10 melhores deputados e deputadas da Câmara, pelo júri especializado do Congresso em Foco”.

VOTAÇÃO PÚBLICA PELA INTERNET

O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), por sua vez, foi eleito pelo público como o melhor deputado, na votação pública do Prêmio Congresso em Foco 2021. O parlamentar fluminense recebeu 39.965 votos pela Internet.

Freixo foi seguido pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), que ficou na segunda colocação, com 31.980 votos; e pelas deputadas Luiza Erundina (Psol-SP), com 30.445 votos; Jandira Feghali (PCdoB-RJ), com 28.881 votos; e Sâmia Bomfim (Psol-SP), com 22.613 votos.

Em seu pronunciamento, Freixo agradeceu pelo apoio e ressaltou a importância da luta, no dia-a-dia, pela manutenção da democracia no Congresso Nacional. “Se o congresso fosse desprezível, os fascistas não iam querer fechá-lo. É importante garantir a democracia, a liberdade e a vida”, disse Freixo.

O deputado também destacou os trabalhos feitos pela CPI da Pandemia durante a atuação no Senado. “O Brasil deve muito a vocês”.

NO SENADO, JÚRI ESCOLHE SIMONE TEBET

A líder da bancada feminina no Senado Federal, Simone Tebet (MDB-MS), foi escolhida pelo júri do Prêmio Congresso em Foco como a melhor parlamentar daquela casa em 2021. Embora não tenha integrado a comissão, a senadora teve atuação de destaque na CPI da Covid.

Agradecendo ao Prêmio, a senadora homenageou os familiares das vítimas da covid-19 e criticou as atuações do governo federal na pandemia:

“Além de ter chegado uma crise sanitária, o vírus encontrou um desgoverno. Um governo que não conhece o Brasil. Não conhece nossas mazelas e nossas dificuldades sociais. Estamos diante de um governo negacionista que levou à morte de milhares de brasileiros”, disse Tebet.

Fez questão também de destacar o papel das mulheres na política ao dizer que “as mulheres fizeram a diferença na Comissão Parlamentar de Inquérito”.


Foram premiados os cinco senadores mais bem avaliados pelo júri:

Simone Tebet (MDB-MS);

Alessandro Vieira (Cidadania-SE);

Jaques Wagner (PT-BA);

Leila Barros (Cidadania-DF);

Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

VOTAÇÃO DO PÚBLICO NO SENADO

Na votação pela Internet, o primeiro lugar foi do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), com 67.171 votos.

Em seguida, ficaram os senadores Humberto Costa (PT-PE), com 43.355 votos; Fabiano Contarato (Rede-ES), com 32.198 votos; Paulo Paim (PT-RS), com 28.271 votos; e Simone Tebet (MDB-MS), com 27.373 votos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *