A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou na terça-feira (3), a criação da frente parlamentar em defesa da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e do Rio São Francisco.
Segundo o deputado Inácio Loiola (PSB), que apresentou a proposta, a situação do rio é grave e representa um dos maiores problemas do Brasil. “E para agravar muito mais esse quadro, o governo Temer, numa atitude inexplicável coloca a venda parte da Eletrobras e dentro das empresas vinculadas a esta, está a Chesf”, salienta o parlamentar.
Durante a plenária, também foi aprovada a realização de uma audiência pública, no próximo dia 17, para discutir o assunto e a instalação da frente.
O deputado Francisco Tenório (PMN), que subscreveu a frente, sugeriu a elaboração de um documento enfocando o posicionamento do Estado em relação a venda da Chesf e sobre a degradação do São Francisco.
“No dia da audiência pública, nós iremos elaborar um documento, que será posto à apreciação do plenário e, sendo aprovado, enviado à presidência da República, ao Parlanordeste e ao Congresso Nacional, mostrando a posição do Estado de Alagoas frente a necessidade de preservação do Rio São Francisco”, informou Tenório.