
A indicada por Vélez Rodriguez, ministro da Educação, para secretária executiva do MEC, Iolene Lima afirmou que os alunos devem aprender de acordo com “a palavra de Deus”.
Em entrevista concedida em 2014, no programa “Feliz Cidade”, da TV Band, a nova secretária executiva afirmou que uma “educação baseada em princípios é uma educação baseada na palavra de Deus. Onde a Geografia, a História, a matemática, vai ser vista sob a ótica de Deus”.
Iolene é conhecida no meio evangélico por dirigir um colégio religioso, o Inspira, em sua cidade, São José dos Campos (SP).
“Toda disciplina do currículo escolar é organizado sob a ótica das escrituras”, diz Iolene falando do método do seu colégio.
Neste colégio, “o aluno vai aprender que o autor da história é Deus. O realizador da Geografia é Deus. Deus fez as planícies, o relevo, o clima. O maior matemático foi Deus”, afirmou Iolene.
“Uma coisa é o aluno ouvir: ‘Olha, você não pode escovar o dente com a torneira aberta’. Outra coisa é o aluno ouvir: ‘Olha, você não pode porque tem um princípio na Bíblia que diz que você tem que cuidar de tudo, que é o princípio da mordomia. Deus deu, mas não é para você esbanjar, é para você cuidar’”.
O cargo está vago desde a demissão de Luiz Antonio Tozi.
A nomeação de Iolene ainda não foi publicada no Diário Oficial. Diz-se que a Casa Civil, chefiada por Ony Lorenzoni, tornou-se um empecilho para ela assumir o cargo.
Entrevista de Iolene: