Além de duas aeronaves, o acordo entre a subsidiária brasileira Eve Air e a japonesa AirX prevê a ampliação para até 50 eVTOLs
A Eve Air Mobility (“Eve”), subsidiária da brasileira Embraer, assinou um contrato com a empresa japonesa AirX, a maior empresa pública de serviço de fretamento de helicópteros do Japão, para a venda inicial de duas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), o chamado “carro voador”. O acordo prevê a ampliação de compra pelos japoneses de até 50 unidades, divulgou a fabricante de aeronaves na última terça-feira (3).
A Embraer destaca que esse acordo representa um avanço relevante para o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana no Japão. A entrega dos veículos está prevista para 2029.
“Nosso primeiro acordo na região Ásia-Pacífico, alcançado em parceria com a AirX no Japão, é mais do que um marco: ele inaugura uma nova era que irá redefinir a mobilidade urbana”, afirma Johann Bordais, presidente da Eve. “A Ásia-Pacífico está bem posicionada para liderar a transformação global rumo ao transporte aéreo sustentável, e juntos estamos desenvolvendo soluções que vão redefinir como as cidades se conectam, se movimentam e prosperam. Essa parceria é um passo ousado em direção a um futuro mais limpo e inteligente para as próximas gerações”.
A Embraer afirma que “as aeronaves eVTOL foram projetadas para oferecer transporte seguro, confiável e ambientalmente responsável, utilizando tecnologia avançada para reduzir ruídos e emissões, ao mesmo tempo em que aprimoram a experiência dos passageiros”.
As aeronaves eVTO serão utilizadas em rotas turísticas e em operações de última milha em cidades como Tóquio e Osaka”. O fundador e presidente da da AirX, Kiwamu Tezuka, disse que “essa colaboração reforça nosso compromisso com sustentabilidade e inovação, além de posicionar a AirX na linha de frente do mercado em evolução da mobilidade aérea”.
“Estamos entusiasmados em firmar parceria com a Eve Air Mobility para levar o transporte aéreo da próxima geração ao Japão”, comemora Tezuka.











