“Minha expectativa é lutar pelos direitos dos trabalhadores, pela defesa do SUS [Sistema Único de Saúde] e contra a precarização do trabalho na saúde”, comentou a nova deputada
A deputada Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) tomou posse na Câmara dos Deputados no início do mês. Ela assume o mandato no lugar do ex-deputado Washington Quaquá (PT-RJ), eleito prefeito de Maricá (RJ).
A deputada, agora, na titularidade do mandato era suplente da Federação Brasil da Esperança — composta por PT, PCdoB e PV —, obteve 38.322 votos nas eleições de 2022.
“Minha expectativa é lutar pelos direitos dos trabalhadores, pela defesa do SUS [Sistema Único de Saúde] e contra a precarização do trabalho na saúde”, comentou a deputada. Prioridades da deputada:
• defesa incondicional do SUS;
• valorização dos trabalhadores da saúde;
• combate à precarização e terceirização no setor; e
• garantia de atendimento digno e de qualidade para todos os brasileiros.
LÍDER DA BANCADA E EXPERIÊNCIA PARLAMENTAR
“Bancada do PCdoB reforçada com a presença da deputada Enfermeira Rejane. Bem-vinda à luta camarada”, comemorou o líder Márcio Jerry (MA), para quem Rejane chega com “experiência e capacidade para reforçar a luta do povo brasileiro e o trabalho da nossa bancada em apoio ao governo Lula”.
Antes de assumir o mandato federal foi eleita 3 vezes deputada estadual pelo Rio de Janeiro. Rejane esteve na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) de 2011 a 2023, quando assumiu o cargo de vice-presidente da Comissão de Saúde durante 2021 e 2022.
BANCADA EQUILIBRADA
Com a chegada da deputada, o PCdoB conta agora com bancada equilibrada, do ponto de vista de gênero, composta por 4 mulheres e 4 homens.
A presença dela foi celebrada por lideranças como Jandira Feghali, Márcio Jerry e Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB, que destacaram a experiência e compromisso dela como militante, sindicalista e parlamentar, com o povo brasileiro.
Mulher negra combativa, enfermeira e comprometida com a luta por justiça social. Enfermeira Rejane será voz poderosa no Congresso Nacional.
BANCADA FORTALECIDA
Com a posse, na semana passada, da deputada Enfermeira Rejane (RJ), o PCdoB amplia e fortalece a bancada na Câmara dos Deputados, agora, formada por 8 parlamentares:
• Alice Portugal (BA), Daiana Santos (RS), Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ), Márcio Jerry (MA), líder, Orlando Silva (SP) e Renildo Calheiros (PE).
AGENDA E LUTA
No mandato, que terá 2 anos, a deputada ressalta que terá pela frente.
“Tempo suficiente para reforçar a luta em defesa do SUS, de seus trabalhadores, em especial da Enfermagem e no apoio ao governo do presidente Lula. Meu mandato segue à disposição do povo trabalhador, contra o racismo, em defesa dos direitos das mulheres”, enfatizou ao tomar posse.
Rejane também destaca a luta para garantir o piso salarial reajustado da Enfermagem e a jornada de 30 horas semanais.
“São desafios históricos e vou trabalhar muito contra a precarização do trabalho e a privatização da saúde. Não adianta ter discurso contra as OS [organizações sociais de Saúde] e apoiar Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares] e Grupo Hospitalar Conceição”, enfatizou.
“É preciso entender que regime celetista num hospital público é a mesma coisa que entregar o SUS à iniciativa privada. Não dá para aceitar. Meu mandato terá cor, cara e coragem para enfrentar [o problema]”, completou.