A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, informou por suas redes sociais que se reuniu com o presidente Lula e afirmou que a “conversa muito boa” e que está “à disposição do presidente”
“O presidente conversou comigo hoje; conversa muito boa, muito positiva. Estou à disposição do presidente, porque fui indicação dele e estou aqui para contribuir com o Brasil”, disse.
O encontro aconteceu em meio à negociação para troca na chefia do Ministério, em que é dada como certa a saída da ministra do cargo.
A ministra não tem mais o apoio do partido União Brasil, uma vez que ela pediu sua desfiliação da legenda.
A saída da ministra possibilitaria a ampliação da base do governo Lula no Congresso Nacional e maior aproximação com a bancada do União Brasil.
Daniela Carneiro, esposa do prefeito de Belford Roxo, Waguinho, foi indicada pelos aliados de Lula na Baixada Fluminense e do União Brasil.
O União Brasil elegeu 59 deputados e ainda conta com 8 senadores.
Um dos casos em que o apoio ao governo no Congresso se mostrou fragilizado ficou mais explícito na votação da Medida Provisória dos ministérios, que deu a conformação que Lula optou para seu governo.
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, deixou a votação para os últimos dias, criando o risco da MP caducar e o governo federal voltar a ter a conformação dada por Jair Bolsonaro.
Lira ainda cobrou acintosamente, publicamente, para que Lula mude a forma como tem negociado com o Congresso Nacional.
Para conseguir a aprovação da MP, Lula teve que falar diretamente com o presidente da Câmara para conseguir a aprovação.
Segundo a CNN, Lula teria informado, na reunião de terça-feira (13), à Daniela Carneiro que precisará trocá-la. Um dos cotados para assumir o Ministério do Turismo é o deputado Celso Sabino (União-PA).
Ao mesmo tempo, Lula dialoga com o prefeito Waguinho, que representa o grupo da Baixada Fluminense.
De acordo com Waguinho, Daniela falou para Lula que “jamais vou ser um empecilho para o senhor. Se o senhor precisar de mim, eu estou aqui. Se for para sair, eu vou lhe agradecer”.