Nesta quarta-feira, 9 de Maio, Dia da Vitória da União Soviética sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial, será exibido em São Paulo o filme “Sobibor” , numa sessão não comercial promovida pelo escritório da agência de cooperação russa Rossotrudnitchestvo.
O ano de 2018 marca o 75º aniversário da fuga em massa do campo de extermínio de “Sobibor” – a mais bem-sucedida durante a Segunda Guerra Mundial. O novo filme histórico russo “Sobibor” é dedicado a esses eventos.
A estreia do filme ocorreu em 23 de abril em Varsóvia, já que o campo ficava localizado na Polônia, a cerca de 130 quilômetros da capital. Após o lançamento na Rússia, que ocorreu em 3 de maio último, “Sobibor” será exibido em todo o mundo.
Em 14 de outubro de 1943, mais de 400 prisioneiros liderados pelo oficial soviético judeu Aleksandr Petcherski iniciaram uma insurreição no campo de Sobibor.
Eles mataram 11 guardas da SS e tentaram capturar um arsenal. Mas falharam e fugiram para as florestas através de um campo minado.
Os revoltosos, em sua maioria, foram mortos ou capturados e executados. 53 pessoas sobreviveram ao final da guerra, incluindo Aleksandr Petcherski, que morreu em 1990.
O ator russo Konstantin Khabenski faz o papel principal, como Aleksandr Petcherski, e também dirigiu o filme. Outro papel de destaque no filme é o do comandante do campo, Karl Frenzel, que é interpretado pelo ator franco-americano Christopher Lambert.
A exibição de Sobibor nesta quarta-feira (9), das 19h30 às 21h30, na Av. Paulista, 900.