O governo francês defende a manutenção do diálogo com o Irã no que diz respeito ao acordo envolvendo o programa nuclear iraniano, afirmou em nota o Ministério das Relações Exteriores da França, pouco antes da visita do ministro Jean Yves Le Drian a capital Teerã, na segunda-feira (5).
“A França está determinada a manter este bom acordo relacionado ao programa nuclear iraniano, e está comprometida com a implementação obrigatória dos compromissos entre as partes. O Irã deve continuar a cumprir rigorosamente suas obrigações. Ao mesmo tempo, para nós, como para o Irã, é importante continuar a retomada da cooperação e do investimento europeu neste país”, afirma a nota do ministério.
A visita de Le Drian busca discutir três questões: o acordo nuclear do Irã (Plano de Ação Conjunto Integrado); os testes de mísseis balísticos; e a situação do Oriente Médio. “Queremos continuar nosso diálogo na perspectiva de longo prazo em todas as esferas, promovendo o intercâmbio cultural e científico entre nossas comunidades”, sublinhou o Ministério das Relações Exteriores.