Para a deputada federal e presidente nacional do PT, comentários “indevidos e irresponsáveis” do presidente do BC sobre política fiscal alimentaram uma histeria especulativa” para manter os juros nas alturas
A presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou na sexta-feira (19) que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está alimentando uma “histeria especulativa” para manter os juros nas alturas.
“Como é que pode um país do tamanho do Brasil ficar sujeito a especuladores medíocres como o presidente bolsonarista do BC? Campos Neto conseguiu tirar do horizonte a trajetória de redução dos juros, dizendo exatamente que não consegue enxergar o horizonte. Seus comentários indevidos e irresponsáveis sobre política fiscal alimentaram uma histeria especulativa sem fundamento que só vai prejudicar a administração das contas públicas. Foi para isso que deram autonomia ao BC?”, manifestou em seu perfil no X (ex-Twitter).
Em outro comentário no X, no mesmo dia, questionou:
“Que crise fiscal estamos vivendo @JornalOGlobo? A dívida está descontrolada? Não, até o FMI disse que vai crescer menos que o previsto. As despesas do governo estouraram? Não, tem trajetória controlada. Perdemos reservas internacionais? Não, continuam robustas. Pq fazer um Editorial FakeNews? Mais um editorial especulativo, que desencadeia movimentos interesseiros do mercado.
Foi correta e necessária a revisão da meta fiscal anunciada pelo governo esta semana. Módica inclusive. Lula foi eleito pra melhorar a vida do povo. Não adianta condenarem a política de aumento real do salário mínimo e programas importantíssimos como o novo Pé de Meia. Pra fazer o governo que querem, trabalhador e povo pobre tinham de ser proibidos de votar.”