O governo do Distrito Federal anunciou nesta terça-feira (8), que o governador Ibaneis Rocha (MDB) testou positivo para o novo coronavírus.
Segundo o GDF, após Ibaneis “apresentar coriza e tosse, alguns dos sintomas associados à doença, durante a madrugada” e por isso realizou o exame. Ele não precisou ser hospitalizado e está em isolamento, em casa, de onde vai continuar a despachar normalmente.
“Em companhia de um amigo que testou positivo, o governador fez o teste hoje mais cedo e recebeu o resultado positivo. Amanhã, quarta-feira, ele passará por bateria de exames”, diz a nota.
A primeira-dama, Mayara Noronha, também deve realizar o teste ainda hoje, nesta quarta-feira (09). O governador é considerado grupo de risco para o novo coronavírus por causa da obesidade.
Governadores infectados com Covid-19
De acordo com um levantamento realizado pelo G1, até o mês de agosto 12 governadores tinham sido infectados pelo novo coronavírus. Ibaneis é o 13º, confira abaixo:
Alagoas – Renan Filho (MDB)
Renan Filho (MDB) anunciou em 25 de abril o diagnóstico positivo para o coronavírus. Ele se tratou em casa e, em 7 de maio, anunciou estar curado da doença.
Amazonas – Wilson Lima (PSC)
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), testou positivo para a Covid-19. Em nota divulgada em 13 de agosto, a Secretaria de Comunicação do Governo informou que ele esava sem sintomas e permanecia em isolamento.
Espírito Santo – Renato Casagrande (PSB)
Renato Casagrande (PSB) informou em 25 de maio que tinha a doença. A primeira-dama, Maria Virgínia Casagrande, também foi diagnosticada com coronavírus na ocasião. Ele cumpriu isolamento em casa.
Mato Grosso – Mauro Mendes (DEM)
Mauro Mendes (DEM) revelou ter a doença em 4 de junho. Ele não apresentou sintomas e cumpriu o isolamento em casa.
Pará – Helder Barbalho (MDB)
Helder Barbalho (MDB) revelou em 14 de abril ter sido infectado. Anunciou estar curado no final de abril.
Pernambuco – Paulo Câmara (PSB)
Paulo Câmara (PSB) informou estar com coronavírus em 18 de maio. Ele se recuperou em casa.
Rio de Janeiro – Wilson Witzel (PSC)
Wilson Witzel (PSC) disse em 14 de abril ter testado positivo para a Covid-19. A primeira-dama Helena Witzel também teve a doença. Ele anunciou estar recuperado em maio.
Rio Grande do Sul – Eduardo Leite (PSDB)
Eduardo Leite (PSDB) usou uma rede social no dia 24 de julho para anunciar que fez o teste RT-PCR e teve diagnóstico positivo para Covid-19. Ele afirmou que não teve sintomas, que cancelou sua agenda e que fez o isolamento em casa, seguindo as recomendações médicas.
Roraima – Antonio Denarium (sem partido)
Antonio Denarium (sem partido) anunciou em 18 de maio ter a doença. Ele ficou isolado em casa. Em 31 de maio, divulgou ter sido curado.
Santa Catarina – Carlos Moisés (PSL)
Carlos Moisés (PSL) testou positivo para o novo coronavírus no dia 30 de junho. Ele fez o anúncio público no dia seguinte, 1º de julho. O exame foi feito depois que Moisés apresentou sintomas como tosse, dor de garganta, dor de cabeça, e febre baixa.
São Paulo – João Doria (PSDB)
João Doria afirmou no dia 12 de julho que testou positivo para a Covid-19. Ele se recuperou em casa.
Sergipe – Belivaldo Chagas (PSD)
Belivaldo Chagas informou, no dia 15 de julho, que testou positivo para Covid-19. Ele afirmou que não estava sentindo sintomas da doença e que ficaria em isolamento domiciliar, seguindo as orientações médicas.