A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi empossada em sessão solene realizada na manhã deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa, em Natal.
Fátima Bezerra foi reeleita governador com 58,31% dos votos válidos (1.066.314 votos), no pleito passado. O vice-governador eleito, Walter Alves, também foi empossado.
“Fico muito feliz em tomar posse como governadora no mesmo dia em que Lula será empossado presidente. Isso nos dá confiança de fazer um governo muito melhor que o primeiro. Muito trabalhamos nos últimos quatro anos, mas fatores históricos, hostilidade política e prioridades inadiáveis fizeram com que nosso esforço não fosse inteiramente premiado“, manifestou a governadora em pronunciamento de posse. “O próprio processo eleitoral foi atacado, as urnas eletrônicas que são referência para o mundo foram questionadas, a soberania popular e o direito legítimo do povo de escolher seus representantes foram ameaçados. O Brasil flertou com o fascismo e com o autoritarismo, mas saiu vitorioso de uma eleição decisiva para nossa democracia“, destacou Fátima Bezerra.
Em entrevista, a governadora reafirmou seu compromisso com a “promoção do desenvolvimento, geração de emprego, combate à fome e o fortalecimento das políticas sociais”.
Além da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, todos os governadores e vice-governadores dos 26 estados e do Distrito Federal tomam posse neste domingo, por um mandato de quatro anos em cerimônia nas Assembleias Legislativas estaduais onde prestam prestam compromisso à Constituição.
Já tomaram posse pela manhã, os governadores reeleitos do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) e seu vice-governador, Felipe Camarão (PT), e o governador da Paraíba, para o segundo mandato, João Azevêdo (PSB), ao lado do vice-governador eleito, Lucas Ribeiro (PP). Os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o vice Mateus Simões, e no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL). No Tocantins, o governador reeleito Wanderlei Barbosa (Republicanos) junto com o vice, Laurez Moreira (PDT).
Foram empossados para o primeiro mandato, Clécio Luís (Solidariedade), como governador do Amapá, e o vice-governador Antônio Teles Júnior (PDT). Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB) tomaram posse na manhã deste domingo (1°) como governador e vice-governador.
Elmano Freitas (PT) tomou posse como governador do Ceará com vice-governadora do estado, Jade Romero (MDB).
No Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT) e o vice Themístocles Filho (MDB) tomaram posse na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi empossado na manhã deste domingo (1º) como governador junto com seu vice, Felício Ramuth (PSD).