O candidato à Presidência da Rússia, Pavel Grudinin, afirmou durante entrevista ao jornalista Yuri Dud, que Iosef Stalin foi o melhor líder da Rússia dos últimos 100 anos. Apontou que durante sua direção a União Soviética alcançou um crescimento anual do PIB de até 15% ao ano. No programa do blog, muito ouvido na Rússia, Grudinin observou que as pessoas mantiveram a imagem positiva de Stalin, porque ele era justo.
«Foi o maior líder, além de Lenin. Vladimir Ilich Lenin foi o principal teórico, ele não conseguiu que muitas de suas ideias virassem realidade simplesmente porque a interrupção de sua vida não lhe permitiu. Ele assentou as bases da política econômica e social do país. E Stalin foi o homem que se dedicou totalmente à construção do país. Você sabe o que representa 15% de crescimento do PIB em um ano? Foi o homem que fez de um país com um enorme analfabetismo um país com a melhor educação. Que transformou a saúde soviética em um serviço de tal qualidade que, durante a época da guerra, surpreendeu os ingleses, os americanos, o mundo todo. E foi o homem que em um período bastante curto reconstruiu o país para que ele pudesse alcançar o cosmos”, declarou o diretor do Sovkhoz Lenin, cooperativa avançada, que manteve seu funcionamento de acordo com as regras da época soviética e é a mais produtiva do país. Os seus trabalhadores, além de todas as garantias e direitos, que nunca perderam, contam com uma infraestrutura social única na Rússia com escolas, creches e instalações esportivas.
“Hoje está na hora de mudar a estratégia econômica liberal, é necessário restaurar a soberania econômica da Rússia. A industrialização e a modernização da economia do país são impossíveis sem o desenvolvimento da ciência, das novas tecnologias “, acrescentou.
“O Estado priorizará a produção, será melhor priorizar a produção real e não o comércio. E pelo menos 10% das despesas do orçamento serão direcionadas para apoiar a agricultura “, disse falando em Rostov do Don, no sul do país, aos trabalhadores da fábrica Klever, que produz máquinas agrícolas.
A eleição presidencial acontecerá em 18 de março. Pavel Grudinin conta com o apoio do Partido Comunista da Federação Russa, (PCFR), do movimento Frente de Esquerda, das Forças Patrióticas Nacionais da Rússia,e de muitas lideranças políticas e sociais.