A Índia anuncia que a partir de domingo, 16, 29 produtos que são importados dos Estados Unidos terão suas tarifas elevadas. A notificação partiu do Ministério das Finanças informa que o grão de bico terá aumento de taxa de importação de 60%, lentilhas terão suas tarifas elevadas em 30%. Ácido bórico vai ter a importação com aumento de 7,5% enquanto que material de limpeza doméstica em 10%.
Entre os demais produtos com diferentes elevações estão amêndoas, maçãs, peras, aço laminado, tubos e conexões, entre outros.
A decisão da Índia segue uma elevação de tarifas de importação pelos EUA de aço e alumínio proveniente do país asiático. As medidas vinham sendo anunciadas pelo MF indiano desde junho do ano passado, mas vinham sendo adiadas em meio a negociações com os norte-americanos. Agora anunciam a decisão para a partir de domingo. Em 2018, os EUA exportaram à Índia US$ 142, 1 bilhões e importaram US$ 166,3 bilhões da Índia.
Estudos recentes do FMI, com relação aos produtos importados pelos EUA vindos da China, já com taxas mais elevadas, mostram que os consumidores norte-americanos é que estão pagando a diferença, pois os importadores repassam o valor das tarifas elevando o preço dos produtos no mercado norte-americano. Ver matéria no link:
https://horadopovo.org.br/fmi-tarifas-de-trump-sobre-a-china-sao-pagas-por-importadores-dos-eua/
A expectativa é que, também com os importados da Índia aconteça o mesmo.