Ipec aponta empate técnico entre Castro e Freixo na disputa pelo governo do Rio de Janeiro

Marcelo Freixo e Claudio Castro disputam eleição no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Band

Pesquisa Ipec (substituta do Ibope) divulgada hoje (15) aponta empate técnico entre Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) na disputa pelo governo do Rio de Janeiro. Os candidatos têm 21% e 17%, respectivamente, das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem algum dos candidatos.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95% para mais ou para menos, o que pode conferir a Castro 18% e a Freixo, 20%.

Na sequência aparecem Rodrigo Neves (PDT) com 5% das intenções de voto e Wilson Witzel (PMB), com 4%. Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP) estão empatados com 3%.

Brancos e nulos somam 29%, enquanto 10% disseram que não sabem ainda em quem votar ou não quiseram responder. Luiz Eugênio Honorato (PCO) não pontuou.

O Ipec também avaliou a gestão atual do governador Cláudio Castro, que é apoiado por Jair Bolsonaro. Para 22% dos eleitores, a gestão Castro é ótima/boa; já para 40% dos entrevistados o governo Castro é regular; 26% avaliam o atual governador como ruim/péssimo, e 12% não souberam avaliar.

Entre os eleitores com ensino superior, 28% disseram que votam em Freixo. A preferência ao pessebista cresce na proporção que aumenta o nível de escolaridade do eleitorado: 9% entre os que têm o ensino fundamental; entre os eleitores que avaliam como ruim ou péssima a gestão de Claudio Castro, o deputado do PSB tem 29%.

Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, entrevistou 1.200 pessoas entre os dias 12 a 14 de agosto em 37 cidades fluminenses e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

A sondagem foi feita antes do término do prazo para os registros de candidaturas, encerrado às 19h desta segunda-feira (15).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *