Avaliação positiva subiu de 33% para 37% e a apuração da forma de governar de Lula ficou em 50%, com variação de um ponto em relação à última pesquisa. Já 51% seguem sem confiar no presidente
Pesquisa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) divulgada nesta quinta-feira (11) segue na mesma direção da Quaest, divulgada um dia antes, e registra crescimento da avaliação positiva do governo Lula.
O índice de avaliação positiva, que era de 33% em março deste ano, subiu para 37%. Paralelamente, a avaliação negativa do governo oscilou de 32% para 31%.
A pesquisa Ipec também perguntou se os entrevistados aprovam ou desaprovam a maneira como Lula está governando o país, com 50% respondendo aprovar (49% na pesquisa anterior) e 44% reprovando sua gestão (eram 45% na pesquisa anterior).
O aumento mais expressivo na aprovação do governo ocorreu entre os moradores da região Nordeste, onde a avaliação positiva saltou de 43% para 53%. Também houve um crescimento significativo entre aqueles com renda familiar mensal de até um salário mínimo, subindo de 39% para 48%.
Outro indicador avaliado é o grau de confiança em Lula. O índice oscilou entre os que dizem confiar no presidente, de 45% para 46%, enquanto o percentual dos que dizem não confiar nele não apresentou mudança e seguiu com 51%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de julho, com a participação de 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, residentes em 129 municípios de todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais