Aferição divulgada neste sábado (3) mostra ainda a presidenciável Simone Tebet (MDB), com 5%, em quarto lugar
A nova pesquisa Ipespe/Abrapel, divulgada neste sábado (3), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto na corrida ao Palácio do Planalto. Jair Bolsonaro (PL) tem 35%. Ambos estão estabilizados nestes percentuais, mas ainda não é possível definir se já estão nos respectivos tetos.
Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Depois, Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.
Os que declaram que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 3%; 2% não souberam ou preferiram não responder.
Na última pesquisa divulgada pelo instituto, em 31 de agosto, o ex-presidente Lula aparecia com 43%, e Bolsonaro, com 35%.
SEMELHANÇA COM DATAFOLHA
O cenário se assemelha ao resultado da última pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta-feira (1º). O levantamento mostrou o petista com 45% das intenções de voto.
Em segundo lugar, Bolsonaro pontuou com 32%.
O cenário evidencia que a disputa vai ser decidida em segundo turno, dia 30 de outubro.
SEGUNDO TURNO
Em caso de possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o cenário estimulado se manteve estável em relação à pesquisa anterior. Segundo o levantamento do Ipespe, Lula aparece com 53% e, Bolsonaro, 38%.
A pesquisa divulgada neste sábado ouviu 1.100 por telefone entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança e foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09344/2022.
O agregador de pesquisas do SBT News, feito em parceria com o estúdio de inteligência de dados Lagom Data, mostra cenário estável de votos entre a maioria dos postulantes ao Palácio do Planalto.
DEBATE ENTRE OS PRESIDENCIÁVEIS
O próximo debate entre os candidatos à Presidência da República vai ocorrer no SBT, no sábado, dia 24 de setembro, às 18h30 — e vai até às 20h30.
O encontro é promovido pelo pool formado por SBT, CNN, Estadão, Terra, Nova Brasil FM, Rádio Eldorado e Veja.
O primeiro debate entre os presidenciáveis foi veiculado pela Band, no último domingo (28), e reuniu pool formado pela TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo e apoio do Google e YouTube.
O último debate, no primeiro turno, está agendado para dia 29 de setembro, na Globo. Ainda não foram divulgados os detalhes do evento.
M. V.