Leci convida para homenagem a Eduardo de Oliveira: “Grande líder na luta antirracista”

Deputada estadual Leci Brandão - Foto: José Antonio Teixeira

Em um vídeo divulgado em sua rede social, a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), convoca a todos para o Ato Solene “Legado da Resistência Pela Liberdade do Negro e do Brasil – Homenagem Especial ao Professor Eduardo de Oliveira, a ser realizado no dia 23 às 18h30, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). 

A iniciativa da deputada Leci e da Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais em conjunto com mais 16 organizações do movimento negro tem o objetivo de “exaltar o legado da luta do povo negro pela liberdade no Brasil”

“Minha gente querida, estou passando para convidar a todos a nossa homenagem ao saudoso e querido professor Eduardo de Oliveira. Ele que foi um dos grandes líderes brasileiros na luta antirracista e principalmente uma referência para nós. Professor Eduardo foi advogado, escritor, poeta e o vereador que começou a discutir a causa negra na câmara de São Paulo e claro, compôs o Hino da Negritude. Foi uma grande pessoa e uma grande liderança”, disse.

“Eu tive a honra de conhecê-lo mais de perto, quando eu fiz parte do conselho da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), durante a gestão da Matilde Ribeiro. Então no dia 23 de agosto, às 18h30 na Alesp, espero todos vocês para essa homenagem ao saudoso professor Eduardo de Oliveira”, concluiu.

https://www.facebook.com/deputadalecibrandao/videos/2379255808830345/

Eduardo de Oliveira, primeiro vereador negro da Câmara Municipal de São Paulo, foi fundador do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) e do Partido Pátria Livre (PPL), legenda que se uniu, recentemente, ao PCdoB após um processo de fusão partidária.

Aos 16 anos de idade, compôs o “Hino Treze de Maio” que passou a ser chamado, posteriormente, de “Hino à Negritude”. A composição foi registrada em 13 de maio de 1966 na antiga Escola Nacional de Música. A execução do Hino em todos os eventos públicos relativos ao tema se tornou Lei Federal (nº 12.981) sancionada pela Presidência da República em 28 de maio de 2014.

O Ato Solene “Legado da Resistência Pela Liberdade do Negro e do Brasil – Homenagem Especial ao Professor Eduardo de Oliveira” será realizado no Auditório Paulo Kobayashi, na Alesp, no dia 23 de agosto, sexta-feira às 18h30min.

Confirme presença no evento

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *