O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados nesta segunda-feira (12) no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir das 14 horas.
Os diplomas habilitam o presidente e o vice eleitos a tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2023 e oficializam o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral.
Pelo Twitter, Lula escreveu: “Hoje serei diplomado mais uma vez como presidente do Brasil. Última cerimônia antes da nossa posse, no dia 1° de janeiro. Bom dia para todos”.
Por sua vez, Alckmin usou as redes sociais para anunciar a posse no dia 1º de janeiro.
“Faltam 21 dias para começarmos um novo tempo de prosperidade e de justiça social no Brasil. No dia primeiro de janeiro nos vemos em Brasília com o presidente”, escreveu o vice-presidente eleito.
A diplomação acontece no plenário do TSE.
De acordo com o tribunal, aproximadamente mil pessoas foram convidadas para acompanhar a solenidade. Lula e Alckmin serão conduzidos ao plenário por dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral, os quais serão escolhidos pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
A mesa oficial da solenidade será composta por autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo.
Veja o roteiro da diplomação:
– Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, abre a sessão;
– Hino nacional é executado;
– Presidente e vice eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) recebem diplomas;
– Presidente diplomado discursa;
– Presidente do TSE discursa.