O presidente Lula parabenizou os atletas brasileiros por terem batido o recorde histórico do país nos Jogos Paralímpicos, ficando em 5º lugar no quadro de medalhas.
Lula falou que “os nossos esportistas deram um show”.
“O Brasil fez história em mais uma Paralimpíadas. Nossos e nossas atletas conquistaram 89 medalhas, ficando no top 5 no ranking. Foi a melhor campanha até agora: 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Meus parabéns aos nossos esportistas que deram um show. Viva os nossos paratletas”, publicou nas redes sociais.
O Brasil ficou atrás somente da China, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Holanda no quadro de medalhas. Caso tivesse um ouro a mais, o Brasil passaria a Holanda.
As melhores posições do Brasil no quadro tinham ocorrido nas Paralimpíadas de Tóquio, realizada em 2021, e de Londres, em 2012, com o país ficando em sétimo lugar.
Um dos destaques da delegação brasileira, Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, levou quatro medalhas de ouro na natação. Lula parabenizou o atleta e comentou que, “como ele mesmo diz, ‘amassou’ e trouxe mais um topo do pódio para o nosso país. Parabéns!”.
A primeira-dama Janja falou que “o Brasil inteiro vibrou e ficou imensamente orgulhoso com cada conquista” dos atletas brasileiros em Paris.
O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a importância do programa Bolsa Atleta para o desenvolvimento de atletas de alto rendimento. “Dos 280 atletas brasileiros em Paris, 274 integram o programa, incluindo todos os medalhistas”, escreveu.
“Parabéns a todos os atletas e equipes técnicas por tamanha conquista. Nosso país está com o coração orgulhoso com essa performance maravilhosa”, completou.