Vantagem diminuiu, mas ele se mantém na liderança para a eleição de 2026
O presidente Lula (PT) segue liderando todos os cenários de primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais, tendo como adversários Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL) ou mesmo Jair Bolsonaro (PL), que foi condenado e tornado inelegível.
A pesquisa Genial/Quaest também mostra que Lula continua na frente na disputa de segundo turno contra qualquer candidato, mas sua vantagem caiu.
O ex-presidente Lula vence a disputa contra Jair Bolsonaro por 42% contra 39%, ou seja, três pontos de diferença. Em outubro, a distância era de 10 pontos.
Lula também ganha do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por cinco pontos: 41% contra 36%. A última pesquisa mostrava uma vantagem de 12 pontos percentuais a favor do atual presidente.
Em uma disputa contra Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, Lula venceria com 44% dos votos totais contra 35%. A distância, que hoje é de nove pontos, era de 12 em outubro.
Já contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atacou Tarcísio e disse que o governador seria o “candidato do sistema”, Lula venceria por 43% contra 33%. Há um mês, a vantagem era ainda maior, sendo de 15 pontos.
Veja todos os cenários de segundo turno:

Nas disputas de primeiro turno, a pesquisa Genial/Quaest mostra uma situação parecida. Apesar de Lula continuar em vantagem, os demais candidatos se aproximaram.
No levantamento, Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Renan Santos (Missão) não passam de 5% em nenhuma pesquisa.
1º Cenário:
- Lula: 32%;
- Jair Bolsonaro: 27%;
- Ciro Gomes: 8%;
- Ratinho Jr.: 7%.
2º Cenário:
- Lula: 31%;
- Michelle Bolsonaro: 18%;
- Ratinho Jr.: 10%;
- Ciro Gomes: 9%.
3º Cenário:
- Lula: 35%;
- Tarcísio de Freitas: 16%;
- Ciro Gomes: 12%;
4º Cenário:
- Lula: 32%;
- Eduardo Bolsonaro: 15%;
- Ciro Gomes: 10%;
- Ratinho Jr.: 10%.
Veja os demais cenários simulados:












