
O especulador disse que desejou a morte do ex-governador Leonel Brizola. “Meu avô foi e – como um fantasma a assombrá-los – ainda é odiado por vocês, pelas elites, por todos os entreguistas e inimigos da causa do nosso povo”
O ex-ministro do Trabalho, Brizola Neto, respondeu nesta segunda-feira (10) à provocação do bilionário Rogério Xavier, sócio da SPX, um dos maiores fundos de investimentos do Brasil, contra seu avô, o ex-governador Leonel Brizola.
O especulador afirmou ter desejado a morte do ex-governador Leonel Brizola. “O seu arroubo de sinceridade – misto de escárnio e de desapreço pela vida humana, comum entre os seus pares, sanguessugas que são do povo brasileiro – não me surpreende”, disse Brizola Neto, em nota pública.
“São os mesmos vampiros que transformaram o Brasil no paraíso do rentismo e que, agora, mais uma vez, querem, com a falácia do ajuste fiscal, continuar cravando os caninos no pescoço dos trabalhadores e transferindo ainda mais os recursos do estado, dos programas sociais, para o mercado financeiro”
A afirmação do especulador foi feita num painel do BTG. “Lula e Brizola são a mesma coisa. A gente larga de 25%, 30% de voto na esquerda, se (Lula) não morrer. E eu espero que não morra. Eu não desejo a morte de ninguém. Desejei a do Brizola, foi a única pessoa na minha vida que eu desejei. Aquilo realmente destruiu o Rio de Janeiro. Esse eu realmente falei: não é possível que esse cara não morra… E não morria…”, disse Xavier.
Na carta, Brizola Neto em resposta à provocação do banqueiro, o ex-ministro levanta a hipótese de que Rogério Xavier poderia ter sido tentado a participar de uma das várias tentativas de assassinato sofridas por Brizola.
Ele compara a plateia do evento do BTG Pactual, onde o vídeo mostra as gargalhadas dos presentes, entre eles, André Esteves (BTG Pactual) e Luís Stuhlberger (Verde Asset), com “vampiros escarnecedores que debocharam, riram e aplaudiram” quando o empresário disse reiteradamente que desejava a morte de Brizola.
Leia, abaixo, a carta aberta de Brizola Neto na íntegra:
Carta aberta ao Sr. Rogério Xavier
“O seu arroubo de sinceridade – misto de escárnio e de desapreço pela vida humana, comum entre os seus pares, sanguessugas que são do povo brasileiro – não me surpreende.
O senhor não é o único que desejou a morte do meu avô, Leonel Brizola. Outros também a quiseram e chegaram a tramar sordidamente o seu assassinato, não uma, mas algumas vezes. Desejoso que foi, como declarou, da sua eliminação, não sei se o senhor se sentiu tentado a participar de alguma dessas tramas macabras.
De todas, porém, Deus livrou o meu avô, para que ele continuasse o seu trabalho e a perpetuação do legado trabalhista em busca da libertação do nosso país das “aves de rapina”, que, como disse o presidente Getúlio Vargas em sua Carta Testamento, “querem continuar sugando o povo brasileiro”. São os mesmos vampiros escarnecedores que debocharam, riram e o aplaudiram quando o senhor disse que desejava a morte de Leonel Brizola. Os mesmos que transformaram o Brasil no paraíso do rentismo e que, agora, mais uma vez, querem, com a falácia do ajuste fiscal, continuar cravando os caninos no pescoço dos trabalhadores e transferindo ainda mais os recursos do estado, dos programas sociais, para o mercado financeiro.
Por isso o meu avô foi e – como um fantasma a assombrá-los – ainda é odiado por vocês, pelas elites, por todos os entreguistas e inimigos da causa do nosso povo. Porque ele nunca fez concessões à sanha vampiresca das trevas e prometeu que, se chegasse à presidência do país, sua primeira medida seria “quebrar a espinha dorsal” desse sistema vil e anti-patriótico. Sou testemunha dessa promessa, que ouvi várias vezes da sua boca. Por isso mesmo ele foi perseguido, combatido de todas as formas pelas elites brasileiras, que nunca o deixaram chegar lá.
Mas ele chegou no ponto máximo da sua coragem, dignidade e coerência. E mesmo com alguns que, como o senhor, desejaram a sua morte, terminou os seus dias heróicos de forma natural, amado pelo povo ao qual dedicou a sua missão de vida. Seu nome está registrado, com toda justiça, no panteão dos Heróis da Pátria e – creio eu – no Livro da Vida.
Agora eu lhe pergunto: onde o seu nome será escrito quando terminarem os seus dias obscuros de especulação e avareza?”
Carlos Brizola Neto
Brizola Neto como sempre cirúrgico, tive a honra de conhece-lo pessoalmente, e, o privilégio do meu Estado do RJ ter sido governado por dois mandatos pelo velho Briza, sem dúvida Leonel Brizola sempre foi referência no que tange a nossa política, 20 anos após sua partida, continua atual, o BOPE também queria o assassinato dele, pq a PMERJ era proibida de fazer covardia nas comunidades