Ministra Luciana Santos e governo do DF firmam parceria para realização da 20ª Semana de Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) irá promover a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Distrito Federal. O evento que contará com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) está marcado para acontecer entre 16 e 22 de outubro.

A concretização dessa parceria ocorreu, ontem, dia 17, em um encontro entre a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

A colaboração entre a SNCT e o GDF existe desde 2004, proporcionando um circuito de atividades diversificadas que abrange palestras, oficinas, debates e exposições, atraindo uma média de 100 mil visitantes durante a semana de evento. “Nosso objetivo é dar visibilidade à vasta produção científica e estimular o interesse das pessoas”, comentou a ministra Luciana Santos.

A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social e se desenrola em escolas, universidades, museus, instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos em várias cidades do país. Para o ano de 2023, o tema escolhido é “Ciência básicas para o desenvolvimento sustentável”.

“Estamos empenhados em tornar o GDF um parceiro ativo e direto da SNCT”, sublinhou o secretário Inácio Arruda durante a reunião.

A diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, também esteve presente e destacou o caráter multifacetado da iniciativa. “Essa é uma semana que abrange aspectos culturais, científicos e de negócios”, afirmou.

O governador do Distrito Federal expressou seu alinhamento com o MCTI e ressaltou o comprometimento de todo o governo com o êxito da Semana.

SNCT

O MCTI está empenhado em fortalecer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que observou uma queda notável na participação nos últimos anos. Em 2018, o evento alcançou um recorde de municípios inscritos, com a participação de 1.506 cidades. Entretanto, em 2022, esse número diminuiu para 580 cidades.

A SNCT foi instaurada em 2004 por meio de um decreto do então presidente Lula, engajando a população, principalmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades relacionados à ciência e tecnologia, realçando a criatividade, a mentalidade científica e a inovação.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *