
No domingo, dia 28, o mestre Ivan Trilha, consultor, sensitivo e escritor – agraciado com o prêmio de Maior Mentalista do Mundo no Japão e Colômbia, deixou de respirar para sempre, após uma queda ocorrida em uma quadra de esportes. Nascido em São Borja, era afilhado de João Goulart e Neuza Brizola. Ivan Trilha viveu praticamente como membro da família Goulart, seguindo com eles para o exílio. Ele tinha a mesma idade de João Vicente, filho de Jango, com quem conviveu por um longo tempo e de quem publicamos abaixo, uma homenagem ao “amigo e irmão” que se foi.
Ivan Trilha publicou vários livros e discos de música e foi o precursor das terapias alternativas e da valorização do poder da mente humana. Possuidor de uma extrema capacidade de resgatar e ativar o potencial do ser humano, preparando-o para empreender seu voo e triunfo sobre o planeta.
As homenagens e despedidas do professor, bem como o sepultamento foi no Cemitério Parque da Colina, no dia 29/10, em Belo Horizonte. Autoridades sul-americanas, da África, Ásia e Europa manifestaram apoio à família. No Paraguai, segunda casa do Professor Ivan, o Senador Vítor Bogado, organizará homenagem no Congresso da República. O Embaixador do Paraguai no Brasil, Dr Manoel Maria Cáceres manifestou gratidão ao Prof Ivan Trilha pelos serviços prestado ao país.
Trajetória
Nascido no Rio Grande do Sul, Ivan Trilha era oriundo de uma família de tradições esotéricas, descendente de ciganos húngaros. Da bisavó, cigana clarividente, guru de Getúlio Vargas, Perón e Evita, entre outras personalidades, Trilha acabou herdando as cartas de tarô que utilizava em suas consultas.
A entrada na família Goulart se deu na infância, quando ficou órfão e foi adotado por Neuza Goulart Brizola, irmã do ex-presidente João Goulart. A ida para o exílio com Jango em 1964 foi um divisor de águas na vida dele. A partir desse ano, conheceu inúmeros estadistas e políticos e iniciou suas viagens e atendimentos ao redor do mundo.
Seu livro, O Poder da Mente, se tornou um best seller, publicado em vários países. Ao todo, foram cinco livros publicados, dentre eles “Mentalize e Realize Agora” e “Agradece Agora” – no Brasil. Suas obras já alcançaram a marca de alguns milhões de unidades vendidas.
Ivan Trilha já foi capa de várias revistas: Time (ao prever a morte de Kennedy), Manchete (como um médium brasileiro que conquista o mundo), Hola (tanto a Argentina quanto a Espanhola) dentre outras. Colaborava com seus artigos em diversas revistas e jornais em diversos países enquanto viajava pelo Brasil e pelo mundo difundindo sua obra, realizando atendimentos e consultorias. Em paralelo, continuava com seu trabalho no Instituto Trilha do Sol com ações de meio ambiente, culturais e sociais.
A viagem de Ivan
Em que estrela penetrastes ao partir?
De que distância falarás com os pássaros?
Em que frequência estarás sorrindo para nós?
Quando e como, me diz irmão:
até lá será curto ou distante?
Tuas magias e teus duendes, tuas crenças em creres na crença
e creres na vida
te mostrarão o caminho.
Tuas mãos expostas ao Sol, bendizem a Lua e falam com a Terra.
Teus pés presos no asfalto dos jatos, das cidades e dos mares, de Iemanjá e dos povos da vida.
Dos índios ou dos tauras, dos pampas ás matas e aos cerrados.
De todos os ruídos
e de todos os lados.
Das frequências amplas que trinam nos cantos líricos
ou das buzinas roucas que emergem dos graves e baixos
sons de muares e búfalos ou do silêncio impiedoso
das cordilheiras, mares ou matas
que nos deixas tão silencioso e de pressa.
Me conta, nos conta, nos informa
Quantas cores a mais existem por aí?
Entre a travessia e a estadia, quantas vozes falaram ao teu ouvido?
Depois que levantes do berço, abraça e te envolve conosco
Nos cuida e prepara o almoço com perfumes e cheiros
desconhecidos por nós,
enquanto não acontece
nosso próximo encontro.
Do amigo e eterno irmão,
João Vicente Goulart.