O carioca João das Neves reúne em seu currículo prêmios Molière (vários), Bienal Internacional de São Paulo, APCA, Golfinho de Ouro, Quadrienal de Praga. Escreveu livros sobre teoria e história do teatro, entre os quais “Análise do Texto Teatral”, “1950-1980: Trinta anos de Teatro Brasileiro” (inédito); obras de ficção infantil, como “História do Boizinho Estrela”, e cerca de duas dezenas de peças teatrais.
Dirigiu o teatro de rua do CPC da UNE até a sua extinção em 1º de abril de 1964. Alguns meses depois participa da fundação do Grupo Opinião, em parceria com Vianinha, Paulo Pontes, Armando Costa, Denoy de Oliveira e Ferreira Gullar, que também integravam o CPC. O grupo estreia com o espetáculo “Opinião”, reunindo no palco Nara Leão, Zé Kéti e João do Vale. Seguem-se os sucessos de “Liberdade, Liberdade” (1965), “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come” (1966), “Jornada de um Imbecil até o Entendimento” (1968). “O Último Carro”, peça escrita e dirigida por João das Neves em 1976, ficou mais de 2 anos em cartaz.
Em 1979, João faz na Alemanha o curso de Ciências Teatrais e trabalha no Westdeutscher Rundfunk (Setor de Peças Radiofônicas da WDR). Em 1986 transfere-se para o Acre e funda o Grupo Poronga, conhecido pela montagem de “Tributo a Chico Mendes”, de sua autoria. Em 1988 volta ao Rio de Janeiro onde encena, no centenário da Abolição, “A Missa dos Quilombos”, de Milton Nascimento, Pedro Tierra e D. Pedro Casaldáliga. O espetáculo ocupou o centro histórico da cidade, atraindo mais de 40 mil espectadores. Voltando ao Acre, encena “Caderno de Acontecimentos”.
Em 1991 e 1992 dirige a convite da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte uma oficina de interpretação no Parque Ecológico Lagoa do Nado, da qual resulta o projeto “Primeiras Estórias” – adaptação de 11 contos de Guimarães Rosa. Em 1997, dirige o concerto cênico “A História do Soldado”, de Stravinski. No ano seguinte, escreve e dirige o espetáculo “Uma Noite com Brecht”.
No final de 2001, adapta e encena o clássico mexicano “Pedro Páramo” de Juan Rulfo. Em 2002, dirige “Território Interno”, solo de dança com a bailarina Diane Ichimaru. Em 2006, realiza a montagem de “Besouro Cordão de Ouro”, peça do poeta e compositor Paulo César Pinheiro. O espetáculo percorre diversas cidades e retorna ao Rio de Janeiro, em 2012, para nova temporada. Em 2013, dirige “Zumbi”, remontando com 10 atores negros o clássico de Boal e Guarnieri, musicado por Edu Lobo, “Arena Conta Zumbi” (1965).