O Instituto Quaest divulgou nesta quarta-feira (28) uma nova pesquisa de intenção de voto para a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições municipais de 2024 e constatou ampla vantagem do atual prefeito Eduardo Paes (PSD) com 60% das intenções de voto.
Segundo o levantamento publicado pelo g1, depois de Paes aparecem Alexandre Ramagem (PL), com 9%, e Tarcísio Motta (PSOL), com 5%.
Em relação ao levantamento anterior, Paes foi de 49% para 60%; Ramagem oscilou 4 pontos para baixo, dentro da margem de erro, de 13% para 9%; e Tarcísio oscilou 2 pontos, também dentro da margem de erro, para baixo, de 7% para 5%.
De acordo com o diretor da Quaest, Felipe Nunes, “só há uma chance de haver segundo turno no Rio de Janeiro: se os outros candidatos, em especial Alexandre Ramagem, forem capazes de tirar votos de Eduardo Paes”.
O instituto perguntou aos entrevistados se eles votariam em um nome apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ou pelo governador do Estado, Cláudio Castro (PL), mesmo sem conhecer o candidato.
Segundo o levantamento, 77% responderam que não votariam em um candidato de Lula, 69% não apoiariam um nome de Bolsonaro e outros 83% rejeitam um candidato de Castro.
Intenção de voto para prefeito do Rio (estimulada, em que são apresentadas opções para o entrevistado):
- Eduardo Paes (PSD): 60%
- Alexandre Ramagem (PL): 9%
- Tarcísio Motta (PSOL): 5%
- Cyro Garcia (PSTU): 3%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%
- Marcelo Queiroz (PP): 1%
- Juliete Pantoja (Unidade Popular): 1%
- Carol Sponza (Novo): 1%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 13%
- Indecisos: 6%
Intenção de voto para prefeito do Rio (espontânea, quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos):
- Eduardo Paes (PSD): 26%
- Alexandre Ramagem (PL): 5%
- Tarcísio Motta (PSOL): 1%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 0%
- Cyro Garcia (PSTU): 0%
- Juliete Pantoja (UP): 0%
- Marcelo Queiroz (PP): 0%
- Indecisos: 65%
- Branco/nulo/não vai votar: 3%
A pesquisa entrevistou presencialmente 1.140 eleitores de 16 anos ou mais no Rio, entre 25 e 27 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-08084/2024. O nível de confiança é de 95%