Segundo a corporação, o objetivo dessa fase da operação Lesa Pátria é continuar a identificação de pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023
A PF (Polícia Federal) cumpriu, nesta quarta-feira (24), três novos mandados de busca e apreensão na cidade de Barueri, na Grande São Paulo, com o objetivo de identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos golpistas ocorridos em janeiro de 2023.
De acordo com a PF, os mandados são complemento da 23ª fase da Operação Lesa Pátria e foram cumpridos apenas nesta data, por conveniência investigativa da corporação.
O alvo, segundo o g1, é pessoa que teria financiado ônibus para o transporte de militantes golpistas, e que participou ativamente na orientação dos atos do 8 de janeiro, com outras lideranças, que tiveram atuação ativa e efetiva naquele fatídico dia.
CRIMES COMETIDOS
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”, disse a PF.
A corporação informou, ainda, que as investigações da Operação Lesa Pátria continuam em curso e não tem data para ser encerrada.
“A ação é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas”, está escrito na nota da PF.
OPERAÇÃO LESA PÁTRIA
Na 24ª fase da operação, cumprido dia 18 de janeiro, o deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ) foi o primeiro parlamentar do Congresso Nacional alvo da PF no âmbito da Operação.
Na ocasião, a corporação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em endereços do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
Ao todo, até o momento, a PF realizou 24 fases da operação, com o objetivo de identificar mentores, financiadores e incitadores de atos antidemocráticos ocorridos entre o fim de outubro de 2022 e janeiro de 2023.
Leia a nota da PF na íntegra:
PF cumpre novos mandados de busca e apreensão vinculados à 23ª fase da Operação Lesa Pátria
A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira (24/1) três mandados de busca e apreensão na cidade de Barueri/SP, com o objetivo de identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos ocorridos em janeiro de 2023.
Estes mandados são um complemento da 23ª fase da Operação Lesa Pátria e foram cumpridos apenas nessa data por conveniência investigativa.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.