Presidente do MDB pede CPI da Covid-19 para “investigar qualquer tipo de malfeito”

Presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP). Foto: J. Batista - Câmara dos Deputados

O deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, defendeu a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia para “que todos saibam a verdade”.

Baleia disse que a ideia não é “apontar dedos”, mas “investigar qualquer tipo de malfeito” e garantir que “cada centavo utilizado no combate à pandemia chegue ao seu objetivo e não fiquem em desvios que podem ter ocorrido”.

O requerimento para a instalação da CPI já tem todas as assinaturas necessárias, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem adiado a abertura para proteger o governo Bolsonaro.

Em entrevista ao Globo, Baleia Rossi disse que estão descartadas as possibilidades do MDB apoiar Lula e Bolsonaro em 2022. Além de um candidato próprio, o MDB está cogitando apoiar João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) ou Luciano Huck.

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, por sua vez, considera que “o governo errou muito” no combate à pandemia.

“No início, principalmente, quando menosprezou a dimensão e a gravidade da pandemia, e tem errado quando não dá exemplos e não faz campanhas publicitárias massivas recomendando o uso de máscaras e evitando aglomerações”, afirmou.

Ainda assim, o ex-ministro não defende a instalação de uma CPI.

Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL, argumentou que “a quantidade de crimes promovidos pelo governo Bolsonaro, justifica plenamente um processo de investigação por parte do parlamento”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *