De janeiro a novembro, 4.100 trabalhadores perderam emprego no setor
A produção de veículos no Brasil caiu 21,2% em novembro, na comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5/11), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Os dados da Anfavea também apontaram uma queda na produção de 7,1% em novembro ante igual mês do ano passado. Foram produzidas 227,5 mil unidades no penúltimo mês do ano, em soma que considera os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
DESEMPREGO
Na passagem de outubro para novembro, o setor fechou 1.305 vagas. Em um ano, isto é, de novembro de 2018 a igual mês deste ano, as montadoras demitiram 4.835 trabalhadores – uma queda de 3,7% no período analisado.
De janeiro a novembro, 4.100 trabalhadores foram colocados na rua.
EXPORTAÇÕES
O número de veículos montados que são enviados para outros países continuam a cair. Na comparação de novembro deste ano com novembro de 2018, a queda foi de 7,9%. No acumulado do ano até novembro, o número de veículos exportados foi 33,2% menor.
VENDAS
Diante deste quadro, o mercado comemorou um crescimento 4,9% nas vendas de automóveis em novembro ante igual mês do ano passado.
No entanto, o volume de automóveis caiu 4,4% em relação a outubro deste ano. A venda de caminhões caiu -3,8% na mesma comparação, segundo a Carta Anfavea