Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Nelsinho Trad (PSD-MS) liderou comitiva aos EUA para desbaratar a maquinação dos Bolsonaros com Trump contra os brasileiros
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) celebrou a decisão dos Estados Unidos de suspender a tarifa adicional de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros.
Para ele, a medida fortalece imediatamente a competitividade do agronegócio nacional. O senador é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
“O nosso produto é competitivo porque tem gente que trabalha, de sol a sol, investindo em tecnologia e fazendo com que o melhor produto chegue lá fora. Tenho orgulho do setor agro do Brasil. Por ele, eu brigo sempre”, afirmou.
Ele classificou a sobretaxa como “irracional” e disse que a ofensiva diplomática foi decisiva para sensibilizar interlocutores em Washington. “O principal motivo que me fez ir aos Estados Unidos para brigar contra o tarifaço foi a retirada dos 40% restantes de sobretarifa em vários produtos que estavam pendurados nessa medida irracional. Com isso, temos a certeza de que o nosso setor agro vai cada vez mais se sobressair pela qualidade e pela sanidade”, afirmou.
Segundo o senador, o empenho da comitiva ajudou a demonstrar que a medida penalizava produtores eficientes e afetava o equilíbrio comercial entre ambos os países — Brasil e Estados Unidos.
DECISÃO DE TRUMP
A suspensão foi anunciada pelo presidente Donald Trump, nesta quinta-feira (20), após meses de tratativas entre Washington e Brasília.
Segundo o governo americano, o avanço do diálogo entre Trump e o presidente Lula (PT) tornou desnecessária a manutenção da sobretaxa sobre itens como carne bovina e café.











